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OPINIÃO

Dona das Casas Bahia cresce no digital, mas lucro líquido cai 32%

Felipe Bevilacqua

11/03/2022 09h01

Os resultados da varejista Via (VIIA3) no quarto trimestre de 2021, que foi difícil para o comércio brasileiro, mostram crescimento nas vendas digitais, mas queda no lucro líquido.

Confira a seguir o comentário de Felipe Bevilacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre o tema. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

A varejista Via, dona das marcas Casas Bahia e Ponto, apresentou seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2021 na noite de quarta-feira (9), com números mistos, mas dentro do que era esperado pelo mercado, tendo em vista a conjuntura ruim para o varejo durante o período.

O destaque positivo do balanço foi o crescimento das vendas digitais, que responderam por 56% do volume bruto de mercadorias (GMV) do período. As vendas no e-commerce da companhia cresceram 8% em comparação com 4T20, enquanto o marketplace da Via cresceu 68% no mesmo intervalo.

A Via encerrou dezembro com 133 mil lojistas ativos no seu marketplace, número aproximadamente 13 vezes maior do que o observado um ano antes.

Por outro lado, o GMV das lojas físicas recuou 24,3% no 4T21 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No ano, a Via realizou investimentos recordes que totalizaram R$ 1 bilhão, sendo que cerca de 60% do total foi direcionado para projetos relacionados à tecnologia e logística para suportar o crescimento e digitalização da Companhia.

No 4T21 o capex - sigla em inglês para investimento em bens de capital - totalizou R$ 379 milhões, o dobro do valor investido em igual trimestre do ano anterior.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de R$ 734 milhões, o que corresponde a um aumento de 7% na base anual, com margem Ebitda ajustada expandindo para 9%, aumento de 1,8 ponto percentual na comparação com o 4T20.

O lucro líquido ajustado (excluindo provisões trabalhistas) atingiu R$ 125 milhões, uma queda de 32% em relação ao 4T20 e acima das estimativas.

É importante ressaltar ainda, que a Via reportou uma série de ajustes em seus números operacionais devido a provisões trabalhistas no trimestre, conforme anunciado no 3T21.

Avaliamos que o resultado misto não deve exercer forte influência no preço das ações da companhia no curto prazo, tendo em vista as fortes perdas acumuladas ao longo dos últimos meses.

No pregão de quinta-feira (10), as ações da Via fecharam em queda de 4,11%, cotadas a R$ 3,27.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.