Foi aprovado o início da produção de veículos na nova fábrica da montadora de veículos elétricos Tesla em Brandenburgo, na Alemanha. Qual a importância disso para a empresa?
Confira a seguir o comentário de Felipe Bevilacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento, sobre o tema. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e avaliações de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimento. Este conteúdo é acessível para os assinantes do UOL. O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!
A gigante fabricante de veículos elétricos, Tesla (TSLA), recebeu a aprovação dos órgãos reguladores de veículos da Alemanha para iniciar sua produção comercial em sua nova fábrica em Brandemburgo.
A fábrica já existia desde 2021, quando era esperado o início das operações, porém complicações na cadeia de produção e outros percalços fizeram o prazo ser prorrogado.
Segundo o comunicado sobre o projeto, a planta fabril tem capacidade de produzir até 500 mil veículos por ano, o que equivale a mais de metade dos 936.172 automóveis vendidos em 2021.
Mesmo com a aprovação prévia dos órgãos reguladores, a licença está sujeita a objeções pública, como inspeções de controle ao meio ambiente e revisões, portanto é preciso ficar atento a possíveis paralisações caso eventualmente sejam encontradas irregularidades.
Apesar do atraso, vemos a inauguração da nova fábrica como um passo importante para a expansão global da Tesla, que ganha terreno no mercado europeu de veículos elétricos, responsável por cerca de 2,3 milhões das 6,5 milhões de vendas de automóveis deste tipo no ano passado.
Caso consiga concluir a permissão para operar na Alemanha, a companhia vai poder ter ganhos de escala de produção, uma vez que atualmente a atuação da marca na região é via exportação de veículos da sua fábrica em Xangai.
Vale lembrar que a Tesla iniciou a expansão global ao abrir, no final de 2019, uma gigantesca fábrica no mercado bastante restrito da China. A empresa também planeja abrir uma fábrica no Texas, EUA.
No pregão de terça-feira (8), as ações da Tesla fecharam em alta de 2,46%, cotadas a US$ 824,40.
Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.