IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Opinião: Enquanto for estatal, Petrobras será usada para fins eleitoreiros

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro - Adriano Machado/Reuters
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro Imagem: Adriano Machado/Reuters

Rafael Bevilacqua

11/05/2022 09h33

Esta é a versão online da edição de hoje da newsletter Por Dentro da Bolsa. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o advogado e mestre em economia Adolfo Sachsida para o cargo de ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira (11), após a demissão do almirante Bento Albuquerque do cargo.

A troca de comando da pasta vem após o presidente ter tecido duras críticas à política de preços da estatal e aos recentes reajustes nos preços dos combustíveis.

Na semana passada, Bolsonaro dirigiu a palavra a Albuquerque, então ministro, e ao presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, dizendo que eles não poderiam elevar os preços dos combustíveis. "Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm", disse o presidente, que defendeu que empresas públicas ou de sociedade mista devem ter "função social".

Contudo, apesar das falas de Bolsonaro, a petrolífera elevou o preço do litro do diesel comercializado nas refinarias em 8,87% na última segunda-feira (9), de R$ 4,51 para R$ 4,91.

Mesmo com o reajuste, o preço do diesel ainda apresenta uma defasagem de cerca de 17% com relação aos preços praticados no mercado internacional, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). No caso da gasolina, a defasagem é ainda maior, de cerca de 19%.

Mas, afinal, por que o Brasil deve seguir os preços praticados no exterior se somos uma nação autossuficiente na produção de petróleo?

Bem, em primeiro lugar, é preciso compreender a diferença entre ser autossuficiente na produção de petróleo e ser capaz de suprir a demanda interna pelos derivados da commodity.

Mesmo sendo um grande produtor de petróleo, o Brasil não tem a infraestrutura necessária para refinar todo o combustível que é consumido em território nacional, dependendo, portanto, da importação de uma fatia expressiva do diesel e da gasolina consumidos por aqui.

Quando existe uma defasagem muito grande entre os preços do mercado doméstico e os preços praticados no exterior, a importação de petróleo se torna um negócio economicamente inviável. Nesse cenário, há um grave risco de desabastecimento.

Além disso, o investimento em infraestrutura com o intuito de tornar o Brasil autossuficiente na produção dos derivados do petróleo demandaria muitos recursos, uma vez que o petróleo extraído na região do pré-sal é do tipo leve, enquanto as refinarias brasileiras foram majoritariamente projetadas para o refino do petróleo pesado.

Por fim, diante da tendência de transição para matrizes energéticas limpas e renováveis, é questionável se o investimento maciço em uma infraestrutura de refino de petróleo é a decisão estratégica mais inteligente, pensando no longo prazo.

De qualquer maneira, os preços dos combustíveis são alvo de intensas discussões políticas no Brasil desde a descoberta dos primeiros poços de petróleo em território nacional.

Portanto, é inegável que os combustíveis são uma importante ferramenta política, e enquanto a Petrobras for controlada pelo governo federal, sua política de preços estará no centro dos debates eleitorais e eleitoreiros.

Leia no 'Investigando o Mercado' (exclusivo para assinantes do UOL Investimentos): informações sobre os resultados da Via, dona das marcas Casas Bahia e Ponto, referentes ao primeiro trimestre deste ano.

Um abraço,

Rafael Bevilacqua
Estrategista-chefe e sócio-fundador da Levante

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.