IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

Juros subirão quanto nos EUA este mês? Veja o que dizem membros do BC

Rafael Bevilacqua

18/07/2022 09h37Atualizada em 18/07/2022 11h26

Esta é a versão online da edição de hoje da newsletter Por Dentro da Bolsa. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Após a inflação ter avançado 1,3% em junho deste ano nos Estados Unidos, acumulando alta de 9,1% nos últimos 12 meses, o mercado começou a especular qual seria a resposta do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) na reunião de política monetária deste mês.

Na ata da última reunião, os membros afirmaram estar comprometidos com a perseguição à estabilidade de preços, mesmo que às custas de uma recessão, o que fez com que crescessem as apostas em uma elevação de 1 ponto percentual nos juros no encontro deste mês.

Contudo, os presidentes das divisões do Fed de St. Louis, James Bullard, e Atlanta, Raphael Bostic, sinalizaram que a instituição deve elevar novamente a taxa em 0,75 ponto percentual, para o patamar entre 2,25% e 2,50% ao ano.

O mercado reagiu positivamente ao tom mais cauteloso adotado pelos funcionários do Fed, e os principais índices de ações dos EUA fecharam em alta na última sexta-feira (15).

Entretanto, mesmo com uma elevação mais lenta dos juros, a recessão parece inevitável na maior economia do planeta, uma vez que a inflação não dá sinais de arrefecimento, e o Fed deve seguir elevando os juros em terreno contracionista ao longo dos próximos meses.

Sendo assim, apesar do alívio de curtíssimo prazo trazido pelas falas de Bullard e Bostic, a perspectiva para as Bolsas de Valores dos EUA ainda é de alta volatilidade ao longo dos próximos meses.

Enquanto a inflação permanecer muito acima da meta, sem dar sinais de recuo, é difícil prever até onde se estenderá a atual alta dos juros, e o risco de recessão seguirá no radar dos investidores.

Para quem pensa em investir em ações ou fundos de índice (ETFs) dos EUA, o momento atual requer cautela e pulso firme, uma vez que ainda há espaço para fortes perdas no curto e no médio prazo.

Leia no 'Investigando o Mercado' (exclusivo para assinantes UOL, que possuem acesso integral ao conteúdo de UOL Investimentos): informações sobre os resultados da BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, no segundo trimestre deste ano.

Um abraço,

Rafael Bevilacqua
Estrategista-chefe e sócio-fundador da Levante

**********

NA NEWSLETTER UOL INVESTIMENTOS

A newsletter UOL Investimentos mostra que a Bolsa brasileira teve neste ano a pior performance desde março de 2020. E deve continuar apanhando no resto do ano, com eleições e desaceleração global. Mas há algumas ações que podem resistir a isso tudo. Veja quais são. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, clique aqui.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.