IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

BC pode subir a taxa básica de juros de novo em setembro

Getty Images
Imagem: Getty Images

Rafael Bevilacqua

09/08/2022 09h33

Esta é a versão online da edição de hoje da newsletter Por Dentro da Bolsa. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Foi divulgada nesta terça-feira (9) a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), após a qual a taxa básica de juros - Selic - foi elevada em 0,5 ponto percentual, para 13,75% ao ano.

Na ata, os membros do comitê deixaram em aberto a possibilidade de uma nova elevação de menor magnitude dos juros na reunião de setembro, a depender do comportamento da inflação ao longo dos próximos meses.

Portanto, caso a alta dos preços persista, o Copom pode elevar a Selic em 0,25 p.p., para 14% ao ano. Por outro lado, caso os preços deem sinais de recuo, o comitê pode optar por manter a taxa inalterada ao longo dos próximos meses, visando trazer a inflação novamente para a meta em 2023.

Dentre os fatores que trazem incerteza para os mercados, o documento destaca que o cenário externo segue bastante volátil, com a revisão para baixo das expectativas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de grandes economias.

No cenário doméstico, por outro lado, os indicadores de atividade econômica têm trazido resultados mais fortes do que o esperado, especialmente no que diz respeito ao mercado de trabalho. Contudo, há uma forte incerteza com a situação fiscal brasileira, uma vez que os cortes de impostos e a ampliação dos programas sociais criam um cenário desafiador para as contas públicas do país.

No cenário base que leva em consideração uma trajetória de alta contida do petróleo e a hipótese de bandeira tarifária "amarela" em dezembro de 2022, de 2023 e de 2024, as projeções de inflação do Copom situam-se em 6,8% para 2022, 4,6% para 2023 e 2,7% para 2024.

A notícia de que o ciclo de alta dos juros está de fato se aproximando do fim é positiva para os mercados, uma vez que traz mais previsibilidade e revela que a inflação tem se comportado de acordo com as expectativas do Banco Central nos últimos meses, dando claros sinais de desaceleração.

Leia no 'Investigando o Mercado' (exclusivo para assinantes UOL, que têm acesso integral ao conteúdo de UOL Investimentos): informações sobre a eleição de Wilson Ferreira Júnior para a presidência da Eletrobras.

Um abraço,

Rafael Bevilacqua
Estrategista-chefe e sócio-fundador da Levante

**********
NA NEWSLETTER UOL INVESTIMENTOS

A newsletter UOL Investimentos mostra quais ações estão na xepa da Bolsa, baratas, com a instabilidade econômica, e o que se deve avaliar para comprar um ativo neste momento. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, clique aqui.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.