PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Liberdade financeira: 4 passos para conquistar a sua

Conteúdo exclusivo para assinantes

Felipe Cozer

19/11/2021 04h00

A conquista pela liberdade financeira é um dos seus objetivos em 2021? Se sim, ainda dá tempo de tirar o plano do papel. O jeito é criar uma estratégia prática e bem definida que apoie as suas necessidades financeiras e emocionais.

Veja abaixo o que significa liberdade financeira e quais são os 4 passos para conquistar a sua.

O que é liberdade financeira?

Antes de mais nada, é preciso saber o que é liberdade financeira e desconstruir a ideia de que precisa ser um milionário para conquistá-la.

Resumidamente: liberdade financeira é o poder de fazer as coisas que se quer, como se quer e sem que o dinheiro seja um obstáculo.

Em outras palavras é ter controle sobre o seu bolso e poder tomar decisões mais tranquilas. Alguns bons exemplos são: Poder viajar, sabendo que os gastos irão caber no bolso ou recusar uma oferta de emprego, pois não tem relação com seus objetivos de vida.

Conquistar a tão sonhada liberdade financeira não significa deixar de trabalhar, mas ter uma vida financeira organizada e que possibilite flexibilidade de viver como se deseja.

Se a falta de dinheiro ainda é um motivo de frustração, vou mostrar algumas dicas práticas para apoiar a conquista da sua liberdade financeira.

1- Entenda os seus gastos e recebimentos

Qual foi a última vez que você avaliou a saúde do seu bolso? Como anda a sua vida financeira? Você sabe exatamente quanto você ganha e o quanto pode gastar? Suas contas estão em dia? Sobra dinheiro até final do mês?

Separe algum tempo para organizar sua vida financeira e responder essas perguntas, esse é um passo simples e existem várias ferramentas que podem contribuir para o seu sucesso, por exemplo, ter os gastos e recebimentos listados em uma planilha, isso irá te ajudar a ter uma visão mais ampla da sua vida financeira.

2- Quite suas dívidas

Você possui contas ou dívidas atrasadas? O segundo passo é pagar ou começar o planejamento para pagar todas elas. Entre em contato com as pessoas para quem você deve, instituição financeira ou banco e busque negociar os valores.

Uma dica importante é dar prioridade as que tem os juros mais altos.


3- Crie uma reserva de emergência

Após as dívidas pagas, o objetivo agora é criar uma reserva de emergência. Esse é o valor destinado para situações de necessidade financeira, como problemas com a saúde ou desemprego.

A quantidade de dinheiro recomendada para a reserva de emergência pode variar de três até doze meses dos gastos mensais.

4- Faça um planejamento com foco no futuro

Com a reserva de emergência separada e sem dívidas, a tão sonhada liberdade financeira está próxima. O próximo passo é realizar um planejamento com foco no futuro e começar a investir o seu dinheiro. O planejamento será um grande aliado na conquista da liberdade financeira.

Faça uma lista dos seus sonhos e metas e priorize em quais itens você irá concentrar os seus esforços, isso irá que permitir que você possa acompanhar todas as conquistas e automaticamente te motivar para os próximos desafios.

Afinal ter liberdade financeira também envolve a conquistas dos seus sonhos e vontades, não é mesmo?

Este material foi elaborado exclusivamente pelo PagBank e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Aqui especialistas vão ajudar você a concretizar seus planos de curto, médio e longo prazos, com conteúdos e informações sobre os diversos tipos de investimento disponíveis no mercado. As orientações profissionais do PagBank valem para pessoas que têm pouco dinheiro ou para quem já tem muito para investir.