A conquista pela liberdade financeira é um dos seus objetivos em 2021? Se sim, ainda dá tempo de tirar o plano do papel. O jeito é criar uma estratégia prática e bem definida que apoie as suas necessidades financeiras e emocionais.
Veja abaixo o que significa liberdade financeira e quais são os 4 passos para conquistar a sua.
O que é liberdade financeira?
Antes de mais nada, é preciso saber o que é liberdade financeira e desconstruir a ideia de que precisa ser um milionário para conquistá-la.
Resumidamente: liberdade financeira é o poder de fazer as coisas que se quer, como se quer e sem que o dinheiro seja um obstáculo.
Em outras palavras é ter controle sobre o seu bolso e poder tomar decisões mais tranquilas. Alguns bons exemplos são: Poder viajar, sabendo que os gastos irão caber no bolso ou recusar uma oferta de emprego, pois não tem relação com seus objetivos de vida.
Conquistar a tão sonhada liberdade financeira não significa deixar de trabalhar, mas ter uma vida financeira organizada e que possibilite flexibilidade de viver como se deseja.
Se a falta de dinheiro ainda é um motivo de frustração, vou mostrar algumas dicas práticas para apoiar a conquista da sua liberdade financeira.
1- Entenda os seus gastos e recebimentos
Qual foi a última vez que você avaliou a saúde do seu bolso? Como anda a sua vida financeira? Você sabe exatamente quanto você ganha e o quanto pode gastar? Suas contas estão em dia? Sobra dinheiro até final do mês?
Separe algum tempo para organizar sua vida financeira e responder essas perguntas, esse é um passo simples e existem várias ferramentas que podem contribuir para o seu sucesso, por exemplo, ter os gastos e recebimentos listados em uma planilha, isso irá te ajudar a ter uma visão mais ampla da sua vida financeira.
2- Quite suas dívidas
Você possui contas ou dívidas atrasadas? O segundo passo é pagar ou começar o planejamento para pagar todas elas. Entre em contato com as pessoas para quem você deve, instituição financeira ou banco e busque negociar os valores.
Uma dica importante é dar prioridade as que tem os juros mais altos.
3- Crie uma reserva de emergência
Após as dívidas pagas, o objetivo agora é criar uma reserva de emergência. Esse é o valor destinado para situações de necessidade financeira, como problemas com a saúde ou desemprego.
A quantidade de dinheiro recomendada para a reserva de emergência pode variar de três até doze meses dos gastos mensais.
4- Faça um planejamento com foco no futuro
Com a reserva de emergência separada e sem dívidas, a tão sonhada liberdade financeira está próxima. O próximo passo é realizar um planejamento com foco no futuro e começar a investir o seu dinheiro. O planejamento será um grande aliado na conquista da liberdade financeira.
Faça uma lista dos seus sonhos e metas e priorize em quais itens você irá concentrar os seus esforços, isso irá que permitir que você possa acompanhar todas as conquistas e automaticamente te motivar para os próximos desafios.
Afinal ter liberdade financeira também envolve a conquistas dos seus sonhos e vontades, não é mesmo?
O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.