IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Quanto dinheiro guardar e onde investir para fazer uma viagem

Viagem nacional ou internacional: O ideal é fazer um planejamento financeiro que contemple todos os custos - Tasa Creative Group/iStock
Viagem nacional ou internacional: O ideal é fazer um planejamento financeiro que contemple todos os custos Imagem: Tasa Creative Group/iStock

Gabriel Riva

22/02/2023 04h00

Você sabia que, segundo a ciência, viajar faz bem para o seu corpo, para a sua mente e para as suas emoções? Está comprovado pelos mais variados tipos de estudos que tirar um tempo de férias tem muitos benefícios por ajudar, de diversas maneiras, a recarregar as energias e refrescar as ideias. Essa é a razão Jens Pruessner, PhD e professor da Universidade McGill, em Montreal, Canadá, afirmar: "Viajar não é um luxo. É um investimento em sua saúde".

Para aproveitar essa experiência da melhor forma possível, é importante ter em mente que para qualquer tipo de viagem, seja nacional ou internacional, o ideal é fazer um planejamento financeiro que contemple todos os custos. Além do transporte até o lugar (avião, carro ou ônibus), existem custos de hospedagem, alimentação, passeios e até documentações (caso seja fora do Brasil).

Parece ser muita coisa, mas ter essas despesas mapeadas, facilitará e muito a forma de pagar por elas. Como educador financeiro, posso afirmar que a sensação de viajar com tudo quitado é fantástica. Assim, ao acabar essa viagem, você já pode fazer o planejamento da próxima.

Como saber quanto vou gastar?

Hoje em dia existem muitos blogs e canais do YouTube que mostram o custo geral para um determinado destino, trazendo informações detalhadas e custos de:

  • Como chegar: Valores e dicas promocionais de passagens até o destino.
  • Onde se hospedar: Sugestão de hotéis e pousadas.
  • O que fazer: Passeios e pontos turísticos do lugar.
  • O que comer: Dicas de restaurantes.
  • Custos extras que podem surgir.

O melhor é que todas essas dicas são passadas mediante a quantidade de dias que pretende ficar e o quanto pretende gastar, indo do perfil econômico ao extremo luxo. Saber o valor total ou parcial da viagem, te ajudará a simular o investimento escolhido e saber quanto você precisará poupar por mês para alcançar o objetivo.

Investimentos para pagar essa viagem

A escolha desse investimento deve considerar alguns fatores, como o prazo que pretende realizar a viagem e seu perfil de investidor. Lembrando que os perfis de investimento são:

  • Conservador: Busca retorno a longo prazo, quer preservar seu dinheiro podendo resgatá-lo a qualquer hora.
  • Moderado: Quer retornos maiores e está disposto a assumir alguns riscos, entendendo que os retornos vêm a médio e longo prazos com a diversificação.
  • Experiente: Busca maior resultado e aceita correr riscos mais elevados para conquistá-los. Destemido, costuma montar uma carteira diversificada equilibrando todas as modalidades de aplicações.

Se você pretende fazer uma viagem de férias dentro do Brasil, no período de um ano (curto prazo), é possível investir em:

  • Conservador: Fundos de renda fixa com baixo risco.
  • Moderado e experiente: CDBs de bancos, fundos DI.

Agora, se pretende fazer uma viagem internacional em um período de três anos (médio prazo), é possível investir em:

  • Conservador: Fundos de renda fixa com baixo risco, títulos públicos atrelados à inflação e fundos indexados à inflação.
  • Moderado e experiente: CDBs de bancos, fundos DI e fundo cambial de dólar.

Portanto, se pensa em viajar, fazer um bom planejamento e investir em seu sonho vai acelerar essa conquista, além de propiciar uma experiência saudável e financeiramente consciente.

*Esse texto não é uma recomendação de investimento.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado