IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Onde investir seu dinheiro para viajar todos os anos?

17/02/2023 04h00

Um amigo e leitor da minha coluna me perguntou recentemente onde investir o dinheiro que ele junta todos os anos para viajar.

Para responder a ele e demais interessados, vou explicar quais são as opções mais adequadas para quem quer viajar dentro do Brasil e também para quem deseja ir ao exterior.

Para viajar dentro do Brasil

Aquele dinheiro que você guarda todo mês para fazer uma viagem dentro do Brasil eu não tenho dúvida: é o Tesouro Selic.

Provavelmente você não vai ouvir o assessor gratuito da sua corretora lhe fazendo essa indicação.

Ele vai oferecer um CDB ou um fundo do tipo DI, pois assim a instituição financeira que eles representam ganhará mais dinheiro.

Sobre o fundo DI eu falo mais à frente, mas o CDB, certamente, não é uma boa para essa finalidade, na minha visão.

Você viu que recentemente o Banco Central liquidou uma financeira chamada BRK? Os CDBs dessa financeira eram oferecidos por diversas corretoras. Agora, com a liquidação, todo mundo que investiu nesses papéis terá que recorreram FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para recuperar o valor, até o limite de R$ 250 mil.

Já imaginou se você está guardando o seu dinheiro todos os meses e, logo na hora de tirar férias, as instituição financeira que emitiu o seu CDB quebra?

Você até consegue recuperar o investimento por meio do FGC, mas até lá o período das suas férias já passou e a viagem acaba tendo que ficar para o outro ano.

Em relação ao fundo DI, o risco é bem menor que o do CDB. Trata-se de um tipo de fundo que pode ficar negativo em um mês ou outro. No entanto, em um prazo de 12 meses, é muito difícil você perder dinheiro.

Então, tanto o Tesouro Selic quanto o fundo DI são indicados. A vantagem do fundo DI é a praticidade. Em geral, é muito fácil tanto aplicar quanto resgatar o dinheiro pelo aplicativo dos principais bancos. Você não precisa abrir conta em uma corretora.

Antes de aplicar, no entanto, confira se ele tem liquidez diária, ou seja, se você pode resgatar a qualquer momento e receber o dinheiro em até um dia útil na conta corrente. Nem todos os fundos DI têm essa característica.

Para viajar ao exterior

Se o objetivo for viajar ao exterior, o ideal seria guardar o dinheiro do próprio país aonde você vai. Assim, se formos pegos de surpresa por uma forte desvalorização do real em relação à moeda do seu destino, sua viagem continua garantida.

Porém, na vida real, obter dinheiro estrangeiro não é muito prático. É bem mais fácil aplicar em um fundo cambial.

Os fundos cambiais oscilam de acordo com uma determinada moeda estrangeiras, ou com uma cesta de moedas.

Se o seu objetivo é os Estados Unidos, você provavelmente encontrará no seu banco ou corretora um fundo cambial atrelado ao dólar. Mas mesmo se você for a outro país, fundos que seguem a moeda americana também são úteis, pois os preços das passagens aéreas internacionais são fortemente influenciados pela variação do dólar.

Aqui, cabe um alerta: é possível que você invista hoje em um fundo cambial e, daqui a algumas semanas, seu saldo em reais tenha diminuído. Se isso ocorrer, não se preocupe. Isso vai acontecer quando o real subir em relação ao dólar. Mas como o seu objetivo não é especular, mas sim viajar ao exterior (e gastar o dinheiro lá), essa oscilação não afeta o poder de compra que você terá no país destino.

Alguma dúvida?

Tendo alguma dúvida sobre investimentos, me siga no Instagram e envie uma mensagem por lá. Sua pergunta poderá ser respondida em breve nesta coluna.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.