IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

ANÁLISE

Ether: esta criptomoeda rende mais que o Bitcoin; entenda

WorldSpectrum/ Pixabay
Imagem: WorldSpectrum/ Pixabay

Nicolas Meireles Nogueira

07/09/2022 04h00

Os investidores de bitcoin provavelmente estão desapontados com o desempenho recente do ativo: a criptomoeda valorizou 0,9% nos últimos sete dias, segundo dados do CoinGecko, e tem passado a maior parte do tempo com o valor muito próximo ou abaixo dos US$ 20 mil.

Com essa performance, o bitcoin está perdendo para todo o segmento cripto: segundo dados da plataforma CoinGecko, as criptomoedas valorizam 1,75% no mesmo período, sendo que algumas delas, como ether, cardano e chainlink, subiram mais de 10% em apenas uma semana.

Para entender melhor o que está acontecendo com o bitcoin, vale a pena você conferir o artigo no qual listamos as razões pelas quais o bitcoin e as demais criptos estão caindo tanto em 2022. Porém, a ideia aqui é outra: esclarecer o que está causando o desempenho positivo recente do ether, ou ETH, o token da rede ethereum. Ficou interessado? Vem com a gente!

1) Redução no consumo de energia

Assim como a rede do bitcoin, a blockchain ethereum passa por um processo de mineração para autenticar as transações e "fabricar" novas criptomoedas.

Contudo, a ethereum vai passar por uma grande mudança nos próximos dias: ela vai substituir o criticado mecanismo de mineração —conhecido tecnicamente como Prova de Trabalho— pela validação, ou seja, pela Prova de Participação.

A mineração requer a utilização de milhares de máquinas para autenticar as transferências, o que gera gasto energético considerável: a Universidade de Cambridge estima que a rede do bitcoin gasta, atualmente, mais energia por ano do que o Cazaquistão.

A Prova de Participação utiliza os próprios donos de tokens ETH para autenticar as transações na rede. No caso, qualquer um que possua 32 ETH (equivalente a cerca de R$ 278 mil em 6 de setembro) pode deixar suas moedas "travadas" no protocolo para realizar as autenticações e, em troca disso, receber ETH como recompensa.

Com a Prova de Participação, a rede ethereum pretende diminuir o gasto energético necessário para autenticar as transações em 99,95%. A mudança agrada grupos preocupados com questões climáticas e ambientais e está sendo bem recebida pelo mercado, o que explica a valorização recente do ETH. A mudança da Prova de Trabalho para a Prova de Participação está prevista para acontecer nos dias próximos a 20 de setembro.

2) Staking de ETH

Conforme explicado, a mudança da rede ethereum para a Prova de Participação simboliza a substituição dos mineradores por validadores. Estes validadores precisam depositar, no mínimo, 32 ETH na rede para participar do processo e receber as recompensas pelo serviço.

O ato de depositar criptoativos em um protocolo para participar do processo de validação é conhecido no ambiente cripto como "staking". O interessante, para os validadores, é que o staking paga uma espécie de juros sobre os tokens depositados.

No site Staking Rewards, se estima que o depósito de ETH no protocolo gera um retorno de 4,13% aos investidores. Lá, também é possível conferir os retornos de várias outras redes que também utilizam o mecanismo de Prova de Participação.

3) "Lego" das blockchains

O bitcoin foi criado principalmente para que as pessoas consigam fazer transações diretamente entre si e de forma descentralizada. Porém, a rede ethereum vai além, ao permitir a criação de contratos inteligentes.

Os contratos inteligentes são protocolos programados por especialistas para servir a vários propósitos, como negociações de criptomoedas e disponibilização de financiamentos e empréstimos. Por meio destes contratos, pessoas de todo o mundo podem se reunir pela internet para fazer negócios com segurança.

Tamanha flexibilidade acaba transformando a rede ethereum em uma espécie de "Lego" das blockchains: ela é a base de centenas de protocolos e até mesmo de redes diferentes, como a exchange descentralizada Uniswap e a rede Polygon, do token MATIC.

Dessa maneira, qualquer desenvolvedor que aprenda a linguagem de programação Solidity consegue desenvolver soluções financeiras baseadas na rede ethereum. Eles também têm a opção de utilizarem o token ETH ou criarem tokens diferentes, caso julgem necessário.

Continue acompanhando os artigos do PagBank PagSeguro no UOL Economia!

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado