IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

ANÁLISE

A sua mente te atrapalha a melhorar sua vida financeira?

Veja por que comportamentos e decisões podem facilitar ou atrapalhar a melhora da sua vida financeira - fizkes/iStock
Veja por que comportamentos e decisões podem facilitar ou atrapalhar a melhora da sua vida financeira Imagem: fizkes/iStock

Letícia Braga de Andrade

19/05/2023 04h00

A vida está desafiadora para todos. Mesmo para aqueles que têm melhores condições financeiras, a instabilidade econômica do país e do mundo tem gerado preocupações. Mas fora questões alheias à nossa vontade, internamente nossos comportamentos e decisões podem facilitar ou atrapalhar a melhora da nossa vida financeira.

Saiba como atuam alguns vieses inconscientes que podem estar travando seu desenvolvimento:

Medo de não ser suficiente: Existem pesquisas que mostram que um homem se candidata a uma vaga de emprego quando percebe ter 60% dos requisitos solicitados. Já as mulheres precisam ter pelo menos 90% dos requisitos indicados para que elas se encorajem a se candidatar. Esse é o medo de não ser suficiente, mais forte nas mulheres, mas que atinge a todos, travando o desenvolvimento de quem quer que seja.

Medo da mudança: O ser humano é naturalmente avesso à mudança. Por vezes, ele prefere conviver com o desconforto do conhecido a correr o risco de uma iniciativa incerta. Esse medo da mudança é uma possível explicação para a procrastinação que parece "sugar" as nossas forças a ponto de não nos deixar abrir novas portas. Contudo, a gente já conhece o resultado das portas que foram abertas e, se você está lendo este texto, é provável que ele não seja suficiente.

Medo das expectativas: Começar algo novo implica criar expectativas, tanto em nós mesmos quanto naqueles que nos cercam. Para algumas pessoas, a possibilidade de melhorar de vida e crescer traz junto o medo de que essas expectativas não se concretizem. Para muitos, o pensamento é "melhor nem tentar".

Medo de ser diferente: Em um país com cerca de 80% das famílias endividadas, melhorar financeiramente nos torna diferentes. E aí surge mais um viés inconsciente que pode estar travando sua melhora financeira. Diversas pessoas acabam mantendo-se no padrão atual por estarem identificadas com o seu círculo social e acreditarem que qualquer mudança neste contexto trará a sensação de isolamento.

Medo do sucesso: Parece contraditório, mas tem lógica. Ser bem-sucedido implica em novas responsabilidades e mais coisas para gerenciar.

Veja se você se identificou com alguma dessas travas e elimine-as da sua vida. Sim, medos são travas que nos bloqueiam. Já o receio faz com que busquemos maior proteção, mas não nos impede de seguir adiante.

Por exemplo, eu não coloco minha mão no fogo pois tenho medo de me queimar. Agora, não deixo de atravessar uma avenida movimentada por receio de ser atropelada. Percebe a diferença? O medo trava, e o receio nos provoca a identificar melhores formas para continuar seguindo em frente. E a partir daí, com um único passo, você já não estará mais no mesmo lugar.

Então, considere seus medos, transforme-os em receio, antecipando potenciais "perigos" e se precavendo. Dê uma nova chance para a sua vida financeira melhorar.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado