IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Educação financeira para mulheres: o primeiro passo para começar

Finanças pessoais e investimentos são assuntos sem gênero, principalmente por envolver questões práticas e diretas - damircudic/iStock
Finanças pessoais e investimentos são assuntos sem gênero, principalmente por envolver questões práticas e diretas Imagem: damircudic/iStock
Gabriela Mosmann

24/04/2023 04h00

Educação financeira para mulheres é um conceito errado, e entender isso é o primeiro passo para mudar a sua realidade. Finanças pessoais e investimentos são assuntos sem gênero, principalmente por envolver questões práticas e diretas.

Não há algo como "Na situação X o homem deve economizar Y e a mulher Z"; bem pelo contrário, existem "dicas" gerais para todos os tipos de pessoas, que a partir delas podem contextualizar a ideia conforme sua realidade.

Sabemos que historicamente mulheres tiveram menos acesso a tudo que envolve gestão de dinheiro, mesmo com isso tendo mudado muito, muitas ainda possuem em seus subconscientes diversas restrições. Provavelmente essas limitações impostas por nós mesmas não irão embora do dia para a noite, porém precisamos ter em mente que cuidar do nosso dinheiro é nosso dever, único e exclusivamente nosso.

Mesmo que alguém faça isso por você, mesmo que digam que você não consegue ou não precisa, é seu dever sim e você tem total direito, capacidades e responsabilidade e sobre isso.

A capacidade para gerir suas próprias finanças é algo que todos podem possuir, principalmente quando trazemos à tona nossas pequenas escolhas do dia a dia. Finanças pessoais são muito mais sobre pessoas e comportamento do que números, afinal quem toma a decisão no final das contas somos nós, humanos de carne e osso.

A capacidade de compreender a nós mesmos, o que queremos e sentimos é vital para lidar com dinheiro, isso é tão relevante e percebido na prática que existem estudos científicos que provam que mulheres em média investem melhor que homens, tudo devido a apresentarem maior controle emocional, em geral.

Às vezes entender o papel que o psicológico tem no nosso controle financeiro é complicado, mas vamos ver isso por outra ótica. Provavelmente você já iniciou uma dieta e falhou em algum momento da vida, e a probabilidade disso ter ocorrido com certeza não foi por que você sabia o básico, comer menos calorias do que gasta, mas sim por que em algum momento ficou triste, nervosa ou com raiva e descontou em uma barra de chocolate, ou mesmo cansou de falsas expectativas que criou e jogou o plano pelos ares.

Finanças é igual. Sabemos que precisamos gastar menos do que ganhamos, porém, não é bem isso que acontece. A razão disso? São inúmeras, e a sua especificamente é algo que somente você consegue dizer. Talvez uma limitação pessoal, achar que não é para você, ter algum tipo de compulsão ou mesmo ser apenas desorganizada.

Entender o que trouxe você até onde está hoje é essencial para poder mudar de caminho, caso contrário continuará cometendo os mesmos erros. De nada adianta ter em mão todas as dicas, conceitos e estratégias, se você não consegue identificar o motivo pelo qual você não consegue pôr em prática tudo isso. Entenda que essa barreira pode não ser muito fácil de cruzar, porém, ela é sem dúvidas o principal desafio entre você e o seu futuro bem-sucedido financeiramente.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.