Opinião

Já ouviu essas mentiras sobre educação financeira e investimentos?

A educação financeira é fundamental para uma vida equilibrada e próspera, porém, muitos conceitos e crenças sobre dinheiro podem ser confusos ou até mesmo equivocados. Quando uma ideia é repetida constantemente, ela pode ser erroneamente aceita como verdadeira. Assim, torna-se crucial esclarecer certos mitos e verdades a respeito da educação financeira e dos investimentos.

Mito: "Educação financeira é só para quem tem muito dinheiro."

Verdade: Todos, independentemente da quantidade de dinheiro que possuem, se beneficiam de um melhor conhecimento das finanças. A educação financeira fornece as ferramentas e o conhecimento necessário para tomada de decisões conscientes e a realização das metas financeiras.

Mito: "Dívida é sempre algo ruim."

Verdade: Existem dívidas boas e dívidas ruins. Enquanto dívidas de consumo, como cartões de crédito com altas taxas de juros, podem ser prejudiciais, dívidas estratégicas, como um empréstimo para a educação ou um imóvel, podem representar investimentos no futuro.

Mito: "O cartão de crédito é meu inimigo."

Verdade: Quando usado de forma irresponsável, o cartão de crédito pode levar a dívidas caras. Contudo, quando utilizado com sabedoria, pode ser uma ferramenta útil para construir crédito, obter benefícios e gerar recompensas.

Mito: "Não ganho o suficiente para começar a investir."

Verdade: Qualquer valor pode ser o começo de um investimento. A chave está em começar cedo e ser consistente. Com o poder dos juros compostos, até pequenas contribuições podem se multiplicar ao longo do tempo.

Continua após a publicidade

Mito: "Guardar dinheiro no banco é a maneira mais segura de proteger meu patrimônio."

Verdade: Embora os bancos ofereçam segurança, a inflação pode corroer o valor real do seu dinheiro ao longo do tempo. Diversificar investimentos é uma estratégia inteligente para proteger e aumentar seu patrimônio.

Mito: "Investir é muito arriscado. É melhor não se envolver."

Verdade: Todo investimento tem algum grau de risco. No entanto, ao se educar sobre diferentes opções de investimento e diversificar seu portfólio, você pode mitigar riscos e aproveitar o potencial de crescimento do seu dinheiro.

Esses mitos que são disseminados podem atrapalhar bastante suas finanças. Para não cair neles, é sempre bom buscar conhecimento sobre o assunto. Pensando nisso, o PagBank disponibiliza cursos de educação financeira e investimentos 100% gratuitos para seus clientes. Se você quer aprender a fazer boas escolhas e melhorar sua vida financeira de maneira simples e fácil, esse é o caminho.

Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.

Continua após a publicidade

Aulão: De endividado a investidor: como sair das dívidas e ter mais dinheiro

Dívidas são um dos principais obstáculos para quem quer organizar sua vida financeira. Pensando nisso, o UOL preparou um aulão para quem quer se livrar das dívidas para sempre e ter mais dinheiro para investir e realizar seus sonhos.

Qual a melhor estratégia para se livrar das dívidas? Dá para começar a investir mesmo endividado? E qual é o melhor investimento para iniciantes? Todas essas perguntas serão respondidas em uma série de três lives.

A primeira live traz o passo a passo para se livrar das dívidas. A segunda live mostra onde e como começar a investir mesmo estando endividado, e a terceira fala sobre como investir para realizar seus sonhos, após sair das dívidas.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre Como investir para se aposentar sem depender do INSS. Para saber mais, acesse este link .

Continua após a publicidade

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes