IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

É hoje: evento grátis do UOL mostra o que fazer com o dinheiro da poupança

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/07/2021 04h00

Preferida entre os brasileiros e odiada entre os especialistas de finanças, a poupança pode ter um papel nos seus investimentos que vai além da rentabilidade? As especialistas Amanda Dias e Ilana Bobrow vão responder a essa pergunta nesta terça-feira (20), no Guia do Investidor UOL, e ainda vão dizer se é hora de tirar o dinheiro da poupança. O evento é gratuito e acontece às 11h. Para assistir, basta fazer o cadastro abaixo.

O evento acontece nas páginas do UOL, UOL Economia e UOL Economia+. O encontro será aberto para todos os leitores no dia da transmissão e, depois, ficará disponível apenas para os assinantes de UOL Economia+. Os assinantes já têm acesso aos eventos anteriores do Guia.

Dicas para quem tem todo tipo de renda

Os brasileiros depositaram mais de R$ 7 bilhões na caderneta de poupança só no mês passado, segundo o Banco Central, mas o produto financeiro rende apenas 70% da taxa básica de juros, a Selic. Isso faz a caderneta ser inútil para quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos?

As especialistas Amanda Dias e Ilana Bobrow vão falar sobre o papel da poupança na vida do investidor, mostrar a diferença desse papel entre os diferentes níveis de renda dos investidores, e vão esclarecer se, no fim das contas, vale ou não deixar o dinheiro na poupança, apesar da baixa rentabilidade.

Elas ainda respondem o que fazer com o dinheiro que está parado lá: será que todo mundo precisa tirar mesmo?

Amanda Dias é jornalista de economia, orientadora financeira e criadora do Grana Preta, um programa de educação financeira para autônomos e microempreendedores de baixa renda. Ela tem presença ativa nas redes sociais com conteúdo, cursos e métodos focados em ajudar a baixa renda a se libertar através da educação financeira.

Ilana Bobrow é sócia-fundadora da casa de investimentos Vitreo, um dos negócios do Grupo Universa, da Empiricus. Formada em economia pela USP, Ilana é uma das poucas mulheres que ocupam a cadeira de sócia fundadora e executiva de uma empresa do mercado financeiro. Ela acumula passagens por bancos internacionais e está na reta final do seu mestrado sobre Gestão na universidade Harvard.

Guia do Investidor UOL é trilha para quem quer começar a investir

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que vai apresentar todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro.

Essa série funcionará como uma trilha de conhecimento, que passará por temas como comportamento, investimentos básicos para iniciantes a investimentos mais arrojados, como ações, fundos multimercado e até criptomoedas.

Para ajudar os leitores nessa trilha, investidores profissionais, analistas, e grandes especialistas do mercado darão aulas quinzenais para ensinar o passo a passo dos investimentos.

Você conhece o UOL Economia+?

O UOL Economia+ é uma plataforma de conteúdo para quem quer aprender a investir, ou a investir melhor.

No UOL Economia+ você tem acesso a carteiras recomendadas, e-books, grupos de WhatsApp e Telegram, lives exclusivas com especialistas em investimentos e finanças, análises da Bolsa e acesso a todo conteúdo de investimentos do UOL. Clique aqui e assine agora o UOL Economia+, e tenha 7 dias grátis para acessar o melhor conteúdo do UOL.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

O Guia do Investidor UOL é uma série de eventos quinzenais e gratuitos que apresenta todos os passos para quem quer aprender a investir e entender melhor sobre o mercado financeiro. Veja as histórias inspiradoras e dicas de especialistas para multiplicar o seu dinheiro