PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Não cometa estes 4 erros ao começar a investir, senão vai perder dinheiro

Conteúdo exclusivo para assinantes

Do UOL, em São Paulo

17/06/2021 04h00

Se você está começando agora a investir, precisa entender que existem erros que podem fazer você desistir no meio do caminho, e ainda perder dinheiro. Por isso precisam ser evitados, segundo Flávia Ávila, especialista em economia comportamental (veja mais abaixo).

Flávia Ávila é fundadora e CEO da InBehavior Lab, economista e mestre em Economia Comportamental pelo CeDEx (Centre of Decision Research and Experimental Economics) na Inglaterra, e membro titular do NEC - Núcleo de Estudos Comportamentais da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Ela esteve no primeiro encontro do Guia do Investidor UOL, série de eventos quinzenais e gratuitos do UOL Economia+ para quem quer começar a investir.

O Guia do Investidor UOL funciona como uma trilha de conhecimento, que passa por temas como comportamento até criptomoedas. O próximo evento é no dia 22 de junho, às 11h, e pode ser acompanhado nas páginas iniciais do UOL, UOL Economia e UOL Economia+. Serão debatidos os hábitos que todos os investidores precisam ter para investir bem. Quer conhecer a programação dos próximos eventos? Clique aqui.

4 erros que você deve evitar ao investir

1. Retorno rápido

Segundo Flávia Ávila, um erro muito comum e que faz muita gente desistir de investir é querer retornos rápidos, com menos risco. Isso não existe, afirma a especialista.

"Por isso a gente precisa diversificar. O investidor precisa entender que retorno é proporcional ao risco", afirma.

2. Busca pela perfeição

Outro erro é procurar o investimento "ideal".

Quem procura demais acaba desistindo. Por isso é importante fazer simulações para comparar investimentos. Quando você faz isso, coloca no papel, você vê que a diferença pode não ser tão significativa para ficar nessa busca pelo investimento perfeito.
Flávia Ávila

Para a especialista, o investidor precisa avaliar o quanto dessa busca está relacionada ao medo de começar algo novo, como investir.

3. Não facilitar

Deixar tudo complexo é outro erro, afirma a especialista. Colocar os aportes mensais no automático pode facilitar a vida dos investidores, diz. Está demorando muito para escolher uma corretora? Invista com o próprio banco para começar a criar o hábito de investir, diz a especialista, para depois evoluir.

4. Seguir qualquer dica sem pensar

Um dos principais erros de quem começa a investir, avalia a especialista, é ouvir dicas por aí e segui-las.

Isso pode fazer você errar. Você precisa tirar a temperatura emocional antes de fazer algo que viu o outro fazendo. Dê esse tempo quando ouvir os outros. Os influenciadores têm feito um importante papel, mas por mais especialista que a pessoa seja, ninguém está sendo 100% racional na tomada de uma decisão.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.