PUBLICIDADE
IPCA
-0,31 Abr.2020
Topo

Vivendi entra no capital da Telefónica, mas reduz participação na Telefónica Brasil

29/07/2015 10h29

Paris, 29 Jul 2015 (AFP) - O grupo francês Vivendi anunciou nesta quarta-feira sua entrada no capital do grupo espanhol Telefónica com 0,95% do capital em consequência da redução de sua participação na Telefónica Brasil, resultado de sua estratégia de concentrar-se no mercado europeu.

A Vivendi anunciou, no comunicado, ter fechado um acordo com a Telefónica "para o intercâmbio de 58,4 milhões de suas ações preferenciais na Telefónica Brasil - que representam 3,5% de seu capital - contra 46 milhões de títulos ordinários da Telefónica, ou seja, 0,95% do capital da operadora espanhola".

Com este intercâmbio de ações, a Vivendi volta a reduzir sua participação na Telefónica Brasil, onde terá apenas 4%, frente aos 7,5% que tinha até agora.

A operação é o resultado da "vontade do grupo de se comprometer mais na Europa e de fechar associações estratégicas", indica o comunicado.

O grupo francês está centrando suas atividades nos meios de comunicação e, em maio, vendeu à Telefónica sua filial brasileira GVT, uma operação com a qual ganhou 3,6 bilhões de euros.

Dentro dessa operação, a Vivendi recebeu 7,5% da nova Telefónica Brasil e uma participação de 8,249% da Telecom Italia, que a converteu no principal acionista da operadora italiana.

A capitalização da Telefónica na bolsa é agora de 67,5 bilhões de euros.

pan/cb/nas/pc/avl/cn/ma

VIVENDI

TELEFONICA

TELEFONICA BRASIL

Economia