Bolsas

Câmbio

Abertis anuncia sinal verde do Brasil a OPA da Arteris

Madri, 18 Abr 2016 (AFP) - O grupo de infraestruturas espanhol Abertis assegurou nesta segunda-feira ter obtido o sinal verde da Comissão de Valores Mobiliários para lançar, junto ao fundo de investimentos brasileiros Brookfield, uma OPA sobre sua filial Arteris.

A companhia Partícipes en Brasil - propriedade 51% da Abertis e 49% da Brookfield Brazil Motorways Holdings -, que já possui 69,3% da Arteris, anunciou em maio de 2015 sua vontade de comprar mediante uma OPA as ações restantes.

A oferta, que terá início em 17 de maio, se eleva a 10,15 reais por cada ação, descontando o pagamento de dividendos, e só será realizada se ao menos dois terços dos acionistas a aceitarem, anunciou a Abertis em um comunicado.

"Se alcançado esse limite de aceitações, as ações da Arteris deixarão de ser cotadas em um prazo aproximado de 45 dias depois da operação", afirma o texto.

Dos 30,7% do capital que ainda não controla, a Partícipes en Brasil representa 105,8 milhões de ações, ou seja, quase 304 milhões de dólares ao preço proposto para a OPA.

O Brasil foi em 2015 o terceiro mercado da Abertis no mundo, atrás da Espanha e da França; 8% da cifra de negócios do grupo procede desse país.

A companhia, que obteve 95% de seus rendimentos no setor de rodovias, gestiona, através da Arteris, 3.250 km de estradas no Brasil, o que representa sua maior rede rodoviária.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos