Bolsas

Câmbio

Halliburton e Baker Hughes desistem de fusão

San Francisco, 2 Mai 2016 (AFP) - Os grupos americanos do setor de petróleo Halliburton e Baker Hughes anunciaram no domingo que desistiram de um projeto de fusão de mais de 30 bilhões de dólares, que enfrentava a oposição das autoridades antimonopólio.

"As dificuldades para obter as autorizações de regulamentação que faltavam e as condições gerais do setor, que afetaram gravemente as razões sociais desta transação, levaram à conclusão de que o abandono (da operação) era a melhor decisão a tomar", afirmou Dave Lesar, presidente da Halliburton, em um comunicado conjunto.

"Era uma transação mundial, extremamente complexa e, no fim, não foi possível encontrar uma solução para satisfazer as preocupações dos reguladores da concorrência, tanto nos Estados Unidos como no exterior", destacou o presidente da Baker Hughes, Martin Craighead.

O acordo de fusão, anunciado no fim de 2014, previa que a Halliburton comprasse a Baker Hughes por 34,6 bilhões de dólares. Agora deve pagar, em 4 de maio, uma indenização de cancelamento de 3,5 bilhões de dólares, como estava previsto no contrato assinado em caso de ruptura.

A operação havia sido imaginada como uma reação à crise provocada no setor pelas quedas das cotações do petróleo, que levou o grandes grupos de petróleo a reduzir investimentos.

Halliburton e Baker Hughes são os números dois e três, respectivamente, do setor mundial de serviços de petróleo, atrás da franco-americana Schlumberger.

No início de abril, o Departamento de Justiça americano (DoJ) havia iniciado um procedimento para bloquear a operação.

As autoridades americanas alegavam que a fusão eliminaria a concorrência, elevaria os preços e reduziria a inovação no setor de petróleo.

soe-pa/fp

HALLIBURTON

BAKER HUGHES

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos