Bolsas

Câmbio

Solar Impulse 2 está pronto para próxima etapa da volta ao mundo

Los Angeles, 12 Mai 2016 (AFP) - O avião solar experimental Solar Impulse 2 retomará na quinta-feira seu percurso, no qual pretende dar a volta ao mundo sem consumir uma só gota de combustível, com um voo do estado do Arizona até o de Oklahoma, nos Estados Unidos.

A aeronave, que funciona com baterias alimentadas com energia solar e é pilotado pelo aventureiro suíço Bertrand Piccard, decolará da cidade de Phoenix às 3h locais (7h em Brasília).

"Após os esforços contínuos de toda a equipe, no Centro de Controle da Missão e no terreno, encontramos um período com o céu limpo que permite um voo de 17 horas e 50 minutos para completar a viagem ao coração dos Estados Unidos", disse a equipe do Solar Impulse 2 (SI2) em um comunicado.

"A meta é chegar a Nova York o quanto antes!", acrescentou.

Depois de ficar parado vários meses por reparações, o avião retomou sua volta ao mundo em abril com um voo do Havaí ao estado da Califórnia, e chegou a Phoenix em 2 de maio.

Deve fazer mais uma ou duas escalas nos Estados Unidos antes de aterrizar em Nova York.

O SI2 parou em julho do ano passado, quando teve problemas com suas baterias na metade do percurso de 35.000 quilômetros.

A equipe levou vários meses para reparar os danos que a aeronave sofreu devido a altas temperaturas tropicais durante sua última etapa de voo sobre o oceano Pacífico, de 6.437 km, entre a cidade de Nagoia, no Japão, e o Havaí.

As baterias do SI2 funcionam graças a mais de 17.000 células fotovoltaicas (ou solares) instaladas nas asas e que captam a energia solar.

O avião só pode transportar um piloto de cada vez, de modo que Bertrand Piccard e seu compatriota André Borschberg se revezam em cada etapa.

Depois de parar em Nova York, o SI2 deveria atravessar o oceano Atlântico rumo à Europa, para depois voltar ao seu ponto de partida, Abu Dabi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos