Bolsas

Câmbio

Apple vendeu um bilhão de iPhones desde 2007

San Francisco, 27 Jul 2016 (AFP) - O grupo de informática americano Apple anunciou nesta quinta-feira ter vendido mais de um bilhão de iPhones de todos os modelos desde o lançamento do smartphone, em 2007, tornando-se o principal produto da marca.

"Na semana passada, superamos outra etapa importante, ao ter vendido nosso bilionésimo iPhone", indicou o diretor-geral da empresa, Tim Cook, durante uma reunião com funcionários do grupo, segundo um comunicado.

"O iPhone se tornou um dos produtos mais importantes, que mais mudou o mundo e que fez o maior sucesso da história" e que é "uma parte essencial da nossa vida cotidiana", afirmou.

Nos últimos anos, o iPhone representou maiores faturamento e lucro para a marca da maçã.

De qualquer forma, este ritmo parece diminuir: há dois trimestres, as vendas do iPhone caíram, um fenômeno nunca visto desde o seu lançamento, puxando para baixo o rendimento financeiro da companhia.

No trimestre concluído em junho, a Apple vendeu 40,40 milhões de iPhones, isto é, 15% a menos do que o ano passado. Seu lucro líquido caiu 27% para 7,8 bilhões de dólares e o faturamento recuou 15%, para US$ 42,4 bilhões, segundo os resultados publicanos nesta quarta-feira.

Mais de 1,4 bilhão de dispositivos móveis de todas as marcas foram vendidos no ano passado, segundo a empresa IDC. A participação do mercado da Apple e do iPhone foi estimado em 16,2% contra 22,7% para a número um do mundo, sua concorrente sul-coreana Samsung.

soe/bdx/jh/val/mvv

APPLE INC.

SAMSUNG ELECTRONICS

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos