Bolsas

Câmbio

Yahoo! descobre novo ciberataque contra 1 bilhão de usuários

Washington, 15 dez 2016 (AFP) - O Yahoo! disse, nesta quarta-feira (14), que foi vítima de um ciberataque em 2013 que afetou "mais de 1 bilhão" de usuários, os quais se somam às vítimas de uma invasão anterior a 500 milhões de contas.

De acordo com o Yahoo!, o novo ataque aconteceu durante a investigação da ofensiva precedente.

A descoberta pode significar um duro golpe para essa empresa pioneira na Internet, que se encontra em dificuldades financeiras.

"O Yahoo! acredita que um terceiro não autorizado roubou em agosto de 2013 informação relacionada com mais de 1 bilhão de contas de usuários", disse a empresa em um comunicado.

"É provável que esse incidente seja diferente do que o que a companhia revelou", em setembro passado, acrescentou a nota.

O Yahoo! está em pleno processo de venda de seus ativos de operações centrais à empresa de telecomunicações americana Verizon por US$ 4,8 bilhões.

Ocorrido em 2014, o ataque revelado em setembro afetou 500 milhões de contas e se tornou o maior caso de ciberpirataria registrado contra uma empresa. Além disso, colocou em risco o acordo com a Verizon.

Segundo o Yahoo!, o ataque foi "patrocinado por um Estado". A teoria é rejeitada por alguns analistas.

Entre a informação roubada no novo ciberataque, haveria nomes, endereços de e-mail, números de telefone, datas de aniversário e, em alguns casos, as perguntas de segurança, criptografadas, ou não. O Yahoo! garantiu que não há dados de cartões de crédito, ou de contas bancárias.

Yahoo! foi um dos principais nomes de Internet, mas entrou em decadência diante da emergência de gigantes como Google, ou Facebook.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos