Bolsas

Câmbio

Banco Santander aumenta em 4% em seu lucro líquido em 2016

Madri, 25 Jan 2017 (AFP) - O Banco Santander aumentou seu lucro líquido em 4% em 2016, totalizando 6,2 bilhões de euros, um resultado acima do consenso dos analistas difundido pela empresa de consultoria financeira Factset.

Esse resultado, baseado principalmente no crescimento das rendas vinculadas às comissões, sofreu com a "fragilidade de algumas divisas frente ao euro", indicou um comunicado do banco.

Na direção contrária, no Brasil, o banco registrou um crescimento de seu lucro líquido em 9,5%, apesar das "difíceis condições macroeconômicas", informou a instituição financeira em um comunicado nesta quarta-feira.

Às 10h20, a ação do Santander ganhava 4,76% na Bolsa de Madri, a 5,41 euros, em um mercado em alta de 1,81%.

Sem os efeitos das taxas de câmbio e os resultados não recorrentes, o lucro antes dos impostos aumentou 12%.

O lucro líquido registrado no Reino Unido caiu 14,7%, a 1,6 bilhões de euros.

Esta queda deve-se ao "enfraquecimento da libra em relação ao euro após o referendo sobre a permanência do país na União Europeia", informou o banco, que também evocou a entrada em vigor de um imposto bancário no país como uma das causas.

O Reino Unido, que até agora era o primeiro mercado do Banco Santander, caiu para o segundo lugar com 20% do lucro antes dos impostos, atrás do Brasil (21%).

No país sul-americano, os lucros cresceram 9,5% graças "a um crescimento das receitas por comissões e a um crescimento controlado dos custos", explicou a entidade.

No México, o lucro líquido estancou, a +0,1% (17,5% excluindo os efeitos das taxas de câmbio), devido à queda do peso após as eleições americanas que levaram Donald Trump à Casa Branca.

Enquanto isso, na Espanha, o lucro subiu 4,6%, resultado do ingresso por comissões, compensando as fracas taxas de juros, apontou Santander, que em 2016 lançou um plano de reestruturação no país, com 1.400 demissões voluntárias e o fechamento de 450 agências.

A reestruturação significou 475 milhões de euros, mas fez reduzir seus custos operacionais em 2,2%.

Em 2017, a empresa prevê um ambiente "volátil", mas "melhor do que em 2016 nos nossos mercados", disse sua presidente Ana Botin no comunicado.

Primeiro banco espanhol em termos de capitalização de mercado, o Banco Santander compete com BNP Paribas pelo primeiro lugar na zona do euro. Emprega cerca de 190.000 pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos