IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BCE vende pela primeira vez parte das reservas em dólares para comprar iuanes

13/06/2017 12h43

Frankfurt am Main, 13 Jun 2017 (AFP) - O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta terça-feira ter vendido parte de suas reservas em dólares para comprar iuanes pela primeira vez, sinalizando para a crescente importância da moeda chinesa.

A instituição monetária de Frankfurt "terminou um investimento equivalente a 500 milhões de euros de suas reservas estrangeiras em renminbi", o outro nome do iuane, informou um comunicado.

O uso da moeda chinesa como moeda internacional "aumentou nos últimos anos", afirmou o BCE. "O investimento do BCE reflete também a importância da China para a zona do euro, da qual é um dos maiores parceiros comerciais, acrescentou.

A transação consiste em vender uma "pequena parte" das reservas cambiais em dólares, que continuam representando as mais significativas do BCE, e comprar iuanes pelo mesmo valor.

Consequentemente o montante total das reservas em divisas estrangeiras do BCE -em dólares, ienes, direitos especiais de giro (DTS) do FMI e iuanes- não aumentou.

Segundo os últimos dados disponíveis, as reservas chegaram a 68 bilhões de euros em abril, entre eles 47,7 bilhões em divisas estrangeiras e 18,8 bilhões em ouro.

tgb-esp/ilp/pc/age/cc