IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Euro se recupera com otimismo do presidente do BCE

27/06/2017 13h52

Londres, 27 Jun 2017 (AFP) - O euro se recuperou frente ao dólar nesta terça-feira (27), após o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, adotar um tom otimista sobre a economia na zona do euro.

O mercado de ações na Europa patinou, porém, enquanto investidores aguardavam o pronunciamento da presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), Janet Yellen, em Londres.

A União Europeia está experimentando uma nova onda de confiança que pode estimular demandas e investimentos, segundo Draghi, que insistiu na prudência em qualquer ajuste monetário neste momento.

No fórum do BCE em Sintra, Draghi disse que, por anos, a incerteza sobre a recuperação da zona do euro freou os investimentos e a confiança do mercado.

O estímulo à compra de títulos do BCE, de 60 bilhões de euros (67 bilhões de dólares) por mês, e as baixas taxas de juros ajudaram a afastar o temor de deflação, segundo ele.

"O euro voltou a subir, impulsionado pelos comentários de Draghi, que destacou a força e a recuperação da região", disse o analista Craig Erlam, da Oanda.

burs-jh/pdw/ll/tt