Bolsas

Câmbio

Vulcão expele fumaça e força cancelamento de dezenas de voos em Bali

Dempassar, Indonésia, 26 Nov 2017 (AFP) - Dezenas de voos foram cancelados em Bali, ilha turística da Indonésia, em razão do vulcão Agung, que entrou em atividade e está emitindo fumaça a milhares de metros de altitude, informaram as autoridades neste domingo.

Pelo menos 2.000 passageiros foram afetados, incluindo muitos turistas australianos.

A última erupção do Monte Agung remonta a 1963. Naquela ocasião, o vulcão expeliu cinzas que chegaram a Jacarta, a cerca de mil quilômetros de distância. As seguidas erupções deixaram quase 1.600 mortos.

Neste domingo, a fumaça chegava a até 4.000 metros acima do cume do vulcão e 28 voos de e para o Aeroporto Internacional de Denpasar foram cancelados, indicou Arie Ahsanurrohim, porta-voz do aeroporto.

No entanto, o aeroporto permanece aberto e cabe às empresas decidir se desejam cancelar ou desviar seus voos, acrescentou.

"Tentamos tornar o aeroporto o mais confortável possível para os passageiros afetados. No momento, habilitamos salas para que possam abrir suas bagagens e assistir a filmes e relaxar um pouco".

"Tenho que ir trabalhar amanhã, o que vou fazer para pagar minhas contas?", lamentava Jake Vidler, um turista de Sydney.

Quando o vulcão despertou em setembro, as autoridades decretaram alerta máximo e 140 mil pessoas foram evacuadas da ilha.

Um mês depois, a situação se acalmou e muitos moradores voltaram para suas casas.

Mas, na terça-feira, o Monte Agung rugiu novamente, forçando 25 mil pessoas a se refugiarem.

str-rws/ev/ple/jvb/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos