Bolsas

Câmbio

Bolívia terá imagem de guerreira indígena em nota pela primeira vez

La Paz, 27 Mar 2018 (AFP) - A Bolívia vai colocar em circulação em abril uma nova nota de 10 bolivianos com a imagem, pela primeira vez, de uma mulher indígena, Gregoria Apaza, que lutou contra a coroa espanhola no país.

"Neste ano começaremos a emitir a nova família de notas", que será impressa pela francesa Oberthur Fiduciare, anunciou Raúl Mendoza, assessor do Banco Central, em audiência pública de prestação de contas da entidade.

A imagem de Apaza, que, com seu irmão Túpac Amaru (Julián Apaza), um rebelde aymara, fez um cerco a La Paz contra os espanhóis em 1781, figurará nas notas de 10 bolivianos, substituindo o pintor Cecilio Guzmán de Rojas.

É a primeira vez em que uma heroína indígena estampa uma nota de dinheiro na Bolívia, embora em 1984 tenha aparecido a imagem de um nativo não identificado, pelo valor de 100 mil pesos bolivianos, numa época de hiperinflação galopante.

A partir do ano que vem, serão impressas outras notas revalorizando próceres indígenas, uma política impulsionada pelo presidente Evo Morales, que é indígena aymara e governa a Bolívia desde 2006.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos