UE prepara contramedidas se EUA sobretaxarem veículos europeus
A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, disse, nesta quinta-feira (19), que a União Europeia (UE) prepara uma lista de produtos americanos para taxar, caso os Estados Unidos cumpram sua ameaça e aumentem as tarifas para veículos europeus.
"Estamos preparando junto aos Estados-membros [da UE] uma lista de medidas de reequilíbrio (...) e deixamos isso claro para nossos sócios americanos", afirmou Malmström durante uma entrevista coletiva no German Marshall Fund, em Bruxelas.
Leia também:
- Guerra de Trump a carro importado pode prejudicar os EUA e ajudar Brasil
- Como a guerra comercial entre EUA e China pode afetar o Brasil
- China culpa EUA por "maior guerra comercial" da história
"Sobre o aço e o alumínio, o mundo enfrenta desafios inegáveis como resultado da sobrecapacidade global (...), mas movimentos similares nos carros seriam desastrosos", acrescentou.
Os europeus já aumentaram, em 22 de junho, suas tarifas sobre uma lista de produtos americanos, como jeans, uísque bourbon e cigarro, em resposta à decisão de Washington de impor pesadas taxas ao alumínio e ao aço europeus.
O presidente americano, Donald Trump, ameaçou, então, tomar medidas similares em relação aos veículos europeus, medida que afetaria especialmente a primeira economia da zona euro, a Alemanha, na mira dos EUA por seu excedente comercial.
"As medidas tarifárias sobre os automóveis não são desejáveis, nem estão justificadas", disse a comissária, classificando-as de "desastrosas" e de "movimento ilegal para ganhar influência nas negociações comerciais".
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, deve viajar em 25 de julho para se reunir com Trump, com o objetivo de desativar as tensões comerciais entre UE e Estados Unidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.