IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA impõe tarifa de 132% sobre canos da China

21/08/2018 19h54

Washington, 21 Ago 2018 (AFP) - Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (21) uma tarifa de 132% a canos de metal importados de China um dia antes de ambos os governos começarem a discutir seu pleito comercial.

O Departamento de Comércio disse que a China vende um tipo de tubo soldado e usada na indústria de gás e petróleo a preços inferiores aos do mercado, prejudicando a indústria americana, segundo um informe preliminar.

As importações de canos chineses para os Estados Unidos totalizaram 180 milhões de dólares no ano passado.

Embora este caso esteja separado da série de tarifas impostas por Washington a produtos chineses, é um exemplo das tarifas aplicadas para defender a indústria americana e reduzir o déficit comercial.

O Canadá também foi apontado por vendas do mesmo produto abaixo dos preços do mercado e enfrenta tarifas de 24% enquanto que para a Índia, que teve prática idêntica, a tarifa provisória aplicada pelos Estados Unidos foi de 50%.

Grécia e Coreia enfrentarão tarifas de 22% e a Turquia de 5%.

Seis fabricantes americanas de tubos denunciaram esses casos ao departamento de Comércio em janeiro.

A decisão final sobre China e Índia será tomada em novembro e caso não seja confirmada, os Estados Unidos devolverão o cobrado aos importadores.