ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Trump anuncia início de negociações comerciais com o Japão

26/09/2018 17h24

Nações Unidas, Estados Unidos, 26 Set 2018 (AFP) - Estados Unidos e Japão chegaram a um acordo para iniciar negociações comerciais, anunciou nesta quarta-feira o presidente americano, Donald Trump, após se reunir em Nova York com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

"Hoje concordamos em iniciar as negociações comerciais entre Estados Unidos e Japão", disse Trump aos jornalistas durante o desenvolvimento da Assembleia Geral da ONU.

Trump já tinha jantado no domingo à noite em Nova York com Abe.

"Fizemos muito para ajudar o Japão, gostaria de ver mais reciprocidade da relação", publicou depois na rede social Twitter.

O presidente dos Estados Unidos fez da renegociação dos acordos comerciais internacionais uma de suas prioridades para reduzir o déficit comercial de Washington. Além disso, Trump iniciou uma guerra comercial usando tarifas, principalmente contra a China.

Ele critica regularmente o "grande déficit comercial" dos Estados Unidos com o arquipélago japonês. Em 2017, esse déficit foi de 68,8 bilhões de dólares (excluindo serviços), o que coloca o arquipélago em terceiro lugar, atrás da China (375 bilhões) e do México (71 bilhões).

Tóquio teme, principalmente, que Washington imponha impostos sobre os automóveis, cujas exportações para o mercado americano respondem pela maior parte dos desequilíbrios.

Mais Economia