IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Apagão afeta estado petroleiro de Zulia e outras regiões da Venezuela

14/11/2018 22h15

Caracas, 15 Nov 2018 (AFP) - Um apagão afetou nesta quarta-feira (14) ao petroleiro estado de Zulia, no noroeste da Venezuela, informaram autoridades do setor elétrico, enquanto meios de comunicação reportaram falhas também em outras regiões.

"Devido a uma avaria" em uma subestação, ocorreu a "suspensão do serviço" em vários setores da capital do estado, Maracaibo, e localidades vizinhas, confirmou o escritório regional da Corporação Elétrica Nacional (CORPOELEC).

Zulia é uma das províncias mais populosas do país, com 3,7 milhões de habitantes.

A energia, após falhas que se prolongaram por várias horas, começou a ser restabelecida paulatinamente à noite.

A imprensa, enquanto isso, reportou cortes elétricos em outros sete estados: Táchira, Mérida, Trujillo, Barinas e Falcón, no oeste, e Carabobo e Aragua, no centro. CORPOELEC não informou sobre as razões dos apagões nestas regiões.

As falhas de energia são habituais no oeste da Venezuela nos últimos anos e recentemente se estenderam a Caracas e outras áreas.

Na semana passada, apagões afetaram por vários dias a turística Ilha Margarita (norte), uma situação que o ministro da Energia Elétrica, Luis Motta Domínguez, atribuiu a um "ato terrorista".

Motta afirmou que os cortes foram provocados por um ataque contra um gasoduto "para criar caos e desestabilização".

Segundo especialistas, a crise elétrica se deve ao abandono da infraestrutura em neio a uma severa crise econômica do país, mas o governo a atribui a sabotagens de seus adversários.

Em fevereiro, o presidente Nicolás Maduro ordenou à Força Armada para ativar um plano contra a "guerra ao sistema elétrico", apesar do que os apagões têm persistido.