IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall Street fecha com resultados mistos

14/02/2019 20h23

Nova York, 14 Fev 2019 (AFP) - A Bolsa de Nova York fechou com resultados mistos nesta quinta-feira (14), afetada pela forte queda das vendas a varejo em dezembro, enquanto os analistas esperavam sinais positivos das negociações comerciais entre Pequim e Washington.

O índice industrial Dow Jones perdeu 0,41% a 25.439,39 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq se valorizou 0,09% até 7.426,95 unidades. O índice S&P 500 caiu 0,27% a 2.745,73.

A baixa de 1,2% nas vendas a varejo de dezembro decepcionou os analistas, que esperavam um avanço de 0,2% para este indicador que reflete o nível do consumo americano.

O retrocesso inesperado se explica especialmente pelo impacto da paralisação parcial da administração desde 22 de dezembro e que durou mais de um mês, já que centenas de milhares de funcionários foram colocados em desemprego forçado.

Uma segunda paralisação parcial do governo, temida para sexta-feira, por sua vez, não deve ocorrer. O presidente Donald Trump anunciou que assinará a lei orçamentária do governo federal, produto de um compromisso entre democratas e republicanos.

Mas, ao mesmo, a Casa Branca anunciou que Trump declarará "emergência nacional" para completar o financiamento do muro que quer construir na fronteira com o México.

Paralelamente, China e Estados Unidos retomaram nesta quinta as negociações comerciais em Pequim, quando faltam duas semanas para que vença o prazo fixado por Trump para aplicar novamente tarifas às importações chinesas.

alb/jum/arc/lda/cb

PRUDENTIAL FINANCIAL INC