IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA anuncia sanções contra quatro empresas e nove barcos vinculados à Venezuela

12/04/2019 17h25

Washington, 12 Abr 2019 (AFP) - O Departamento do Tesouro americano anunciou nesta sexta-feira um novo pacote de sanções para pressionar a Venezuela, mirando em quatro empresas e nove barcos, alguns dos quais transportavam petróleo venezuelano para Cuba.

"Vamos continuar apontando contra as empresas que transportem petróleo venezuelano para Cuba, já que estão se beneficiando da pilhagem do regime de (Nicolás) Maduro aos recursos naturais", disse o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, em comunicado.

As sanções afetam três entidades na Libéria e uma na Itália. Dos navios transportadores, quatro entregaram petróleo a Cuba.

Mnuchin afirmou que "Maduro confia no apoio que recebe dos serviços militares e de inteligência cubanos para permanecer no poder porque não tem o apoio do povo da Venezuela".

Na semana passada, os Estados Unidos já haviam sancionado duas empresas acusadas de enviar petróleo venezuelano para Cuba.

Em seguida, ele indicou como "propriedade bloqueada" 34 embarcações da petroleira estatal venezuelana PDVSA, cruciais para a economia do país sul-americano.

Os EUA já impuseram medidas punitivas contra mais de 80 funcionários e ex-funcionários da Venezuela, inclusive Maduro, e quase 40 entidades. Além disso, aplicou, no fim de janeiro, sanções à PDVSA que vão funcionar como um embargo ao petróleo venezuelano quando começarem a ser aplicadas, em 28 de abril.

an/dga/cc