IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump perdeu mais de US$ 1 bi em uma década

08/05/2019 00h15

Washington, 8 Mai 2019 (AFP) - As finanças de Donald Trump estavam no vermelho entre 1985 e 1994, após o magnata ter perdido 1,2 bilhão de dólares em uma década, informou nesta terça-feira o New York Times, baseado em documentos fiscais.

Estas revelações ocorrem um dia após o Tesouro se negar a comunicar ao Congresso as declarações de renda do presidente americano, em meio à queda de braço entre o governo e os democratas, que agora controlam a Câmara de Representantes.

Segundo a investigação do jornal, alvo permanente de críticas do magnata republicano, na época citada a saúde financeira de Trump e de suas empresas era catastrófica.

O New York Times (NYT) destaca que Trump perdeu tanto dinheiro que pôde evitar pagar impostos durante oito dos dez anos em questão.

Em 1985, por exemplo, Trump declarou ter perdido 46,1 milhões de dólares, fundamentalmente em seus cassinos e hotéis.

Seus distintos negócios continuaram gerando prejuízos nos anos seguintes que totalizaram 1,17 bilhão de dólares na década, segundo o NYT.

O jornal destaca que se baseou em declarações de renda obtidas com uma pessoa que as conseguiu por via judicial.

A década em questão não envolve o conflito entre os democratas e o presidente sobre a publicação de suas declarações de impostos. O partido de oposição se concentra nos anos recentes.

Um advogado de Trump disse que "a propósito das declarações de impostos do presidente e de seus negócios há trinta anos as informações (do jornal) são extremamente inexatas".

AB/elm/lr