EUA lançaram ataques cibernéticos contra o Irã, afirma imprensa americana
Washington, 23 Jun 2019 (AFP) - Os Estados Unidos realizaram nesta semana ataques cibernéticos contra sistemas de lançamento de mísseis e uma rede de espionagem do Irã, após a destruição por Teerã de um drone americano, afirmou neste sábado a imprensa americana.
O presidente Donald Trump cancelou bombardeios que havia programado contra o Irã, mas autorizou de forma secreta represálias contra os sistemas de defesa iranianos por meios cibernéticos, afirmaram o Yahoo! News e "Washington Post".
Segundo este último, um dos ataques teve como alvo computadores que controlam os lançamentos de mísseis e foguetes. O outro, segundo o Yahoo! News, visou a uma rede de espionagem iraniana reponsável por vigiar a passagem de embarcações pelo Estreito de Ormuz.
O Washington Post afirma que os ataques cibernéticos, planejados há várias semanas, teriam sido inicialmente propostos pelos militares americanos, em resposta a ataques contra navios petroleiros no Estreito de Ormuz em meados do mês, nos quais Teerã negou participação.
Procurada pela AFP, a Secretaria de Defesa dos Estados Unidos não quis comentar o assunto.
Em 2010, Teerã acusou os Estados Unidos e Israel de criarem, em plena crise envolvendo o programa nuclear iraniano, o poderoso vírus Stuxnet, com o qual infectaram milhares de computadores iranianos e bloquearam centrífugas usadas no enriquecimento de urânio.
cs/roc/plh/dg/rsr/lb
YAHOO!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.