IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump promete reduzir preços dos remédios nos EUA

05/07/2019 20h35

Washington, 5 Jul 2019 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que sua administração está trabalhando em um decreto para reduzir o preço dos medicamentos no país a um mínimo mundial.

O presidente garantiu que seu governo está preparando uma lei para que nos Estados Unidos os medicamentos custem o mesmo que no país que paga menos por eles, disse Trump à imprensa no jardim da Casa Branca.

"Como sabem, durante anos e anos, outros países pagaram menos pelos medicamentos do que nós, as vezes 60% ou 70%", afirmou.

O presidente acusou os grandes laboratórios de "se aproveitar do sistema durante muito tempo", com preços de medicamentos que superam os praticados nos vizinhos México e Canadá, e também na Europa.

"Por que motivo outros países pagam muito menos que nós", questionou Trump, que ameaçou resolver o problema com um decreto.

Em breve, os Estados Unidos solicitarão aos laboratórios que anunciem os preços dos seus medicamentos na TV, uma medida qualificada por Trump de "transparência histórica".

dt/bfm/lr

PFIZER

BRISTOL MYERS SQUIBB

JOHNSON & JOHNSON