Economia americana levará "um ou dois anos" para se recuperar
Washington, 16 Abr 2020 (AFP) - Os Estados Unidos precisarão de "pelo menos um ano ou dois" para se recuperar do impacto econômico devastador da pandemia de coronavírus, afirmou quinta-feira o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams.
"Provavelmente levará um ano ou dois, alguns anos, para que a economia dos Estados Unidos recupere sua força total", disse em uma videoconferência organizada pelo New York Economic Club.
"Infelizmente, acho que essa é uma situação em que nossa economia terá um desempenho ruim por algum tempo", lamentou.
Os Estados Unidos, o país com o maior número de infecções e mortes pelo novo coronavírus, tiveram baixos níveis de desemprego e altos rendimentos nos índices de ações de Wall Street antes da crise da saúde, mesmo quando a indústria manufatureira enfrentava uma recessão causada pelas guerras comerciais do presidente Donald Trump.
No entanto, a intensificação da pandemia causou uma queda acentuada da atividade econômica, elevando para 22 milhões de pedidos de seguro-desemprego desde meados de março, segundo dados publicados nesta quinta-feira.
O consumo, que representa dois terços do PIB dos Estados Unidos, também registrou uma queda acentuada, com as vendas no varejo caindo 8,7% em março em relação a fevereiro.
A construção de novas casas também caiu em março, com redução de 22,3% em relação a fevereiro.
cs-ad/yow/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.