PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

EUA apreendem carga de quatro navios iranianos enviados para a Venezuela

Equipamento para bombear petróleo na Venezuela, que teve carga do Irã apreendida pelos EUA - Isaac Urrutia / Reuters
Equipamento para bombear petróleo na Venezuela, que teve carga do Irã apreendida pelos EUA Imagem: Isaac Urrutia / Reuters

14/08/2020 12h31

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou hoje que confiscou a carga de quatro navios iranianos enviados pela Guarda Revolucionária Islâmica para a Venezuela, apreendendo 1,1 milhão de barris de petróleo.

"O governo anunciou hoje que executou com sucesso a ordem de apreensão e confiscou a carga dos quatro navios somando aproximadamente 1,1 milhão de barris de petróleo", disse o Departamento de Justiça em comunicado.

Os Estados Unidos recorreram à Justiça em 2 de julho para confiscar a carga, como parte da estratégia de Donald Trump contra o governo de Nicolás Maduro na Venezuela, o qual Washington não reconhece.

Os navios afetados foram identificados como Bella, Bering, Pandi e Luna.

A Venezuela é altamente dependente de sua renda de petróleo, mas sua produção caiu para cerca de um quarto de sua capacidade de 2008 e sua economia foi devastada por seis anos de recessão.

Segundo dados da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo), a produção da Venezuela em julho ficou abaixo dos 400 mil barris diários, um nível equivalente ao de 1934.

Em meio ao colapso da indústria e das sanções dos Estados Unidos, a Venezuela, que costumava refinar petróleo suficiente para suas próprias necessidades, precisou recorrer a aliados como o Irã para aliviar uma desesperada escassez de combustível.