Agência classificadora S&P confirma nota AA+ dos EUA, com viés estável
Washington, 16 Mar 2021 (AFP) - A agência de classificação de risco S&P confirmou nesta terça-feira (16) a nota AA+ da dívida dos Estados Unidos, atribuindo-lhe uma perspectiva estável, o que indica que não se inclina a alterar a classificação no curto prazo.
Esta nota se baseia na "fortaleza das instituições, uma economia diversificada e resiliente, uma grande flexibilidade da política monetária e um estatuto de emissor da mais importante divisa do sistema mundial", indicou a classificadora, que também notou que a dívida e o déficit se agravaram em 2020 devido ao impacto da pandemia.
Na semana passada, o Congresso dos Estados Unidos aprovou um terceiro plano de alívio para a economia americana de US$ 1,9 trilhão, depois de duas iniciativas lançadas no início da pandemia para ajudar famílias e empresas.
A S&P informou que espera uma retirada gradual do apoio fiscal, sem precedentes e que a dívida se estabilize nos próximos anos.
Os Estados Unidos vão alcançar este ano seu segundo maior déficit fiscal desde a Segunda Guerra Mundial, estimado em 3,1 trilhões de dólares, segundo cálculo recente do Gabinete Orçamentário do Congresso (CBO, na sigla em inglês).
A agência creditícia explicou que a perspectiva estável se baseia em uma percepção de que os fatores negativos e positivos que afetam a economia americana vão permanecer equilibrados nos próximos três anos.
jul-an/mr/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.