PIB da Ucrânia cai 15,1% no 1º trimestre; inflação chega a 18% em 12 meses
O Produto Interno Bruto (PIB) da Ucrânia caiu 15,1% no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior, anunciou a agência estatal de estatísticas nesta quinta-feira (9), uma consequência direta da guerra com a Rússia.
O ministro das Finanças da Ucrânia, Sergiy Marchenko, disse à AFP em maio que esperava uma queda "de 45% para 50%" este ano. Por sua vez, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma queda de 35%.
De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela agência estatal, a taxa de inflação do país anual atingiu 18%, embora tenha caído para 2,7% em maio. Os preços dos alimentos continuaram em alta, com destaque para os produtos básicos como arroz (+14,3%) e frutas (+11,5%).
De acordo com estimativas do banco central da Ucrânia, a taxa de inflação pode chegar a 20% ano a ano até o final de 2022.
Em 2 de junho, o banco central aumentou drasticamente sua principal taxa de juros de 10% para 25%, na tentativa de conter a inflação e proteger a grívnia, a moeda nacional, das consequências econômicas da invasão russa. A moeda ucraniana estava em torno de 29,5 grívnia por dólar nesta quinta-feira, um nível relativamente estável desde o início da invasão russa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.