Gasoduto russo Nord Stream retoma operações após manutenção
Berlim, 21 Jul 2022 (AFP) - O gasoduto Nord Stream, que liga a Rússia à Alemanha, retomou as operações nesta quinta-feira (21) após dez dias de manutenção, disse a empresa de gerenciamento do gasoduto à AFP.
"Funciona", disse um porta-voz da empresa Nord Stream à AFP, sem especificar a quantidade de gás fornecida. Os dados serão divulgados posteriormente.
O governo alemão temia que o gasoduto não fosse reaberto por Moscou após o período de manutenção, que começou em 11 de julho.
De acordo com os dados enviados pela Gazprom à Gascade, operadora de rede alemã, o gasoduto deverá fornecer 530 GWh durante o dia. Isso seria apenas 30% de sua capacidade, destacou no Twitter o presidente da Agência Alemã de Redes, Klaus Müller.
Esse volume seria dez pontos percentuais menor do que antes das obras.
Citando a ausência de uma turbina em manutenção no Canadá, a Gazprom reduziu sua capacidade de fornecimento através do Nord Stream para 40% em junho.
A gigante russa Gazprom afirmou que não poderia garantir a retomada do fornecimento pelo gasoduto, alegando a ausência da turbina, necessária para operar uma estação de compressão. Berlim argumentou que era um "pretexto" para justificar decisões políticas.
Por sua vez, o presidente russo Vladimir Putin falou sobre as perspectivas do Nord Stream para as próximas semanas. Ele sugeriu que o gasoduto poderia retomar as operações na manhã desta quinta-feira, mas se a Rússia não receber a turbina que falta, funcionará com 20% da capacidade na próxima semana. Disse que uma segunda turbina está prevista para manutenção no final de julho.
fcz/smk/mas/zm/aa
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.