PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

Gasoduto russo Nord Stream retoma operações após manutenção

21/07/2022 06h31

Berlim, 21 Jul 2022 (AFP) - O gasoduto Nord Stream, que liga a Rússia à Alemanha, retomou as operações nesta quinta-feira (21) após dez dias de manutenção, disse a empresa de gerenciamento do gasoduto à AFP.

"Funciona", disse um porta-voz da empresa Nord Stream à AFP, sem especificar a quantidade de gás fornecida. Os dados serão divulgados posteriormente.

O governo alemão temia que o gasoduto não fosse reaberto por Moscou após o período de manutenção, que começou em 11 de julho.

De acordo com os dados enviados pela Gazprom à Gascade, operadora de rede alemã, o gasoduto deverá fornecer 530 GWh durante o dia. Isso seria apenas 30% de sua capacidade, destacou no Twitter o presidente da Agência Alemã de Redes, Klaus Müller.

Esse volume seria dez pontos percentuais menor do que antes das obras.

Citando a ausência de uma turbina em manutenção no Canadá, a Gazprom reduziu sua capacidade de fornecimento através do Nord Stream para 40% em junho.

A gigante russa Gazprom afirmou que não poderia garantir a retomada do fornecimento pelo gasoduto, alegando a ausência da turbina, necessária para operar uma estação de compressão. Berlim argumentou que era um "pretexto" para justificar decisões políticas.

Por sua vez, o presidente russo Vladimir Putin falou sobre as perspectivas do Nord Stream para as próximas semanas. Ele sugeriu que o gasoduto poderia retomar as operações na manhã desta quinta-feira, mas se a Rússia não receber a turbina que falta, funcionará com 20% da capacidade na próxima semana. Disse que uma segunda turbina está prevista para manutenção no final de julho.

fcz/smk/mas/zm/aa