Cepal projeta aumento de 20% no volume exportado pela América Latina em 2022
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) projeta um crescimento de 20% no volume de bens exportado pela região, que se explica sobretudo pelo aumento dos preços dos produtos vendidos, segundo um informe publicado nesta terça-feira (10).
"Para 2022, a Cepal projeta um crescimento de 20% no valor das exportações regionais de bens, impulsionado por uma alta de 14% dos preços e uma expansão de 6% do volume exportado", destaca o informe "Perspectivas do Comércio Internacional da América Latina e do Caribe 2022".
O organismo destaca que esta projeção foi estabelecida com base nos dados do comércio exterior dos países da região entre janeiro e agosto do ano passado.
Em 2021, as exportações de bens da região cresceram 27%.
Enquanto isso, o volume das importações regionais de bens teria um aumento de 24% em 2022, também impulsionadas principalmente pelo "componente preços".
O ritmo de crescimento do comércio exterior no mundo vai desacelerar novamente em 2023, com uma expansão de apenas 1% contra 3,5% previstos para 2022 e 9,8% registrados em 2021, em um contexto marcado pela guerra na Ucrânia, a inflação alta e a persistência da pandemia, destacou a Cepal, citando dados de outubro da Organização Mundial de Comércio (OMC).
msa-mr/mvv/ic
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.