Economia do Japão supera expectativas e cresce 0,4% no primeiro trimestre
A economia do Japão cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2023, ajudada, em parte, pela recuperação do turismo após o fim das restrições da pandemia, apontam dados oficiais divulgados nesta quarta-feira (17).
O crescimento superou as expectativas do mercado, de 0,2%, depois que o PIB do país ficou em zero nos últimos três meses do ano passado.
Nos três meses até março, os gastos dos turistas que visitam o Japão "se recuperaram rapidamente", indicou Ryutaro Kono, economista-chefe do BNP Paribas, antes da divulgação dos dados oficiais. "O gasto dos lares também parece ter se recuperado em um ritmo acelerado", acrescentou.
A terceira maior economia do mundo reabriu totalmente suas fronteiras aos turistas estrangeiros em outubro, após dois anos e meio de restrições sanitárias que afetaram a economia.
Economistas apontaram que um aumento no consumo privado concentrado no setor de serviços, incluindo restaurantes e hotéis, ajudou a compensar o impacto negativo do comércio internacional.
A exportação de bens e serviços desacelerou 4,2%, segundo dados oficiais, em meio a um declínio econômico mundial. O consumo privado aumentou 0,6% no primeiro trimestre, contra 0,2% no período imediatamente anterior.
tmo-kaf/cwl/mas/ll/lb
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.