IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Euro atinge menor valor em 20 meses com derrota de premiê da Itália em votação

04/12/2016 22h42Atualizada em 05/12/2016 12h16

NOVA YORK, 4 DEZ (ANSA) - O euro atingiu seu menor valor em relação ao dólar após a derrota do primeiro-ministro Matteo Renzi no referendo constitucional deste domingo (4) e seu anúncio de renúncia ao cargo.   

A moeda está valendo 1,0506 em relação ao dólar, o pior resultado em 20 meses, segundo a agência de notícias especializada em economia Bloomberg. O valor é ainda menor do que o registrado após os britânicos aprovarem a saída do Reino Unido da União Europeia.   

Os temores do mercado é de que o futuro governo italiano, possivelmente ligado ao Movimento Cinco Estrelas (M5S), tente tirar o país da zona do euro, dando mais um duro golpe na estabilidade econômica da Europa.   

Apesar de as Bolsas europeias não terem aberto ainda, os mercados asiáticos já começam a repercutir os efeitos da derrota de Renzi. A Bolsa de Valores de Tóquio já abriu em queda de 0,41% e o euro apresentou uma desvalorização de mais de 1,2% em relação ao iene.

Correção: O título original desta matéria informava incorretamente que o euro havia registrado a maior queda percentual em 20 meses. Na verdade, a moeda atingiu o menor valor absoluto naquele período. A informação foi corrigida.