IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Alta leva consumidor a buscar formas de reduzir gastos com óleo

Consumidores e empresas buscam opções para substituir o óleo de soja - Thinkstock
Consumidores e empresas buscam opções para substituir o óleo de soja Imagem: Thinkstock

30/09/2020 14h28

A alta repentina dos preços do óleo de soja nos supermercados brasileiros nas últimas semanas levou os consumidores a buscarem alternativas para reduzir os gastos com o produto e aliviar o bolso em tempos de pandemia.

Essa tendência engloba desde o segmento de food service e cozinhas de grande escala até os consumidores finais, que também procuram formas mais saudáveis de alimentação. Em meio a esse cenário, um produto de tecnologia italiana tem ganhado espaço no Brasil, aproveitando-se de um mercado cada vez mais exigente do ponto de vista da saúde.

A farinha de empanamento Fioccopan é o carro-chefe da empresa Zini Alimentos, fundada em Milão e que está presente no Brasil desde 1992, com uma fábrica no bairro do Limão, Zona Norte de São Paulo.

Segundo o fundador e proprietário da companhia, Enrico Vezzani, a Fioccopan reduz em até 70% o consumo de óleo na fritura de empanados, unindo os apelos do bolso às necessidades da saúde.

"É interessante e surpreendente descobrir como a tecnologia da Zini, desenvolvida para minimizar os riscos à saúde gerados pela fritura, se torna imprescindível para combater o aumento dos preços. Como se diz popularmente no Brasil: matar dois coelhos com uma cajadada só", afirma Vezzani, que é italiano.

A aposta da Zini nesse produto é tão grande que ela o fornece gratuitamente se o cliente pagar apenas o valor do óleo economizado na fritura.

"Reduzir em até 70% o consumo de óleo durante a fritura se tornou uma necessidade para todos os fabricantes de salgados e alimentos 'à milanesa' que não podem aumentar seus preços neste contexto econômico extremamente difícil", acrescenta Vezzani.

A Fioccopan já é conhecida no setor de food service, mas, segundo a Zini, também tem conquistado espaço no varejo, com vendas na loja virtual da empresa e em sua loja de fábrica em São Paulo, que também conta com um restaurante, o Piazza Zini, onde são servidos pratos feitos com a farinha.