IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Perigosos? Por que a Alemanha confiscou 35 toneladas de spinners, o brinquedo da moda

20/06/2017 14h00

Portar um brinquedo que virou febre entre as crianças do mundo todo pode ser considerado perigoso se você for à Alemanha.

O spinner, um dispositivo com três pontas arredondadas que gira ao ser apertado, tem sido confiscado em alguns aeroportos do país europeu.

Em maio, agentes do terminal de Frankfurt, a quinta maior cidade do país, apreenderam um total de 35 toneladas de spinners importados da China. O argumento é de que o brinquedo pode ser perigoso para as crianças.

"Levamos o material confiscado às autoridades competentes, que irão avaliar o que farão com ele", disse Christine Strass, porta-voz do aeroporto de Frankfurt.

"Não sabemos o que vai acontecer com os spinners. Uma possibilidade é que eles acabem sendo destruídos. Ou poderão ser exportados ou ainda submetidos a novas regras, mas isso levará um tempo e dependerá de organismos reguladores", pontua Strass.

Segundo o serviço aduaneiro alemão, o spinner, que nasceu com o propósito de ajudar crianças com autismo e transtorno por deficit de atenção ou hiperatividade, é um jogo potencialmente "inseguro".

As autoridades não informaram se todas as pessoas que estiverem carregando um spinner na bagagem terão seus dispositivos confiscados na entrada do país.

'Uma ameaça'

Spinner
Getty Images
Spinner surgiu vinte anos atrás para ajudar crianças autistas ou com deficit de atenção

A porta-voz do aeroporto explicou em um comunicado que o brinquedo pode significar uma ameaça, principalmente para as crianças pequenas.

"As luzes LED podem se desprender facilmente, por exemplo, e as crianças podem engoli-las", explicou Strass.

Além disso, as autoridades alemãs dizem que o brinquedo não tem a marca CE (Conformidade Europeia), que indica que o produto cumpre os requisitos legais necessários para poder ser comercializado de acordo com a legislação europeia para saúde, segurança e proteção do meio-ambiente.

"Eles também não vêm com referências das empresas ou dos indivíduos responsáveis por sua fabricação, nem de sua embalagem", afirmou Strass.

Polêmica

Essa não é a primeira vez que o brinquedo, que foi inventado há mais de duas décadas, mas tem se tornado mais popular recentemente, causa polêmica.

Muitos educadores consideram que o spinner distrai as crianças e causa transtornos - por isso, ele já é proibido em sala de aula em algumas escolas.

Spinner
Getty Images
Legislação alemã é rígida com brinquedos

Na Alemanha, é comum as autoridades estipularem alguns pré-requisitos para permitir a entrada de produtos assim no país - especialmente aqueles que vêm de países asiáticos.

Em 2016, o país aprendeu mais de 190 mil dispositivos, incluindo câmeras, detectores de fumaça, carregadores de celular, secadores e relógios - a maioria vinda de países como China e Taiwan.

Todos foram classificados como "perigosos" pelas organizações que os inspecionaram e foram posteriormente retirados do mercado.

Quanto ao spinner, no entanto, não está claro o que vai acontecer.