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Airbus enfrenta dilema entre investir para melhorar o A380 ou abandoná-lo

Divulgação/Qantas Airlines
Imagem: Divulgação/Qantas Airlines

Andrea Rothman

10/12/2014 14h13Atualizada em 10/12/2014 16h00

10 de dezembro (Bloomberg) - A Airbus não conseguiu encontrar uma nova companhia aérea que comprasse seu gigante A380 neste ano, e está em uma encruzilhada com duas opções: gastar muito para melhorar o avião ou abandoná-lo.

Desde que o avião de dois andares entrou em serviço, este pode ser o primeiro ano em que nenhuma nova companhia aérea se somou à sua lista de clientes.

O único comprador foi uma empresa de leasing, que ainda não conseguiu uma operadora sequer para ficar com 1 dos 20 aviões pedidos.

A reserva de pedidos em carteira continua sendo tão pequena quanto frágil, fato destacado pelo cancelamento de um pedido de seis jatos feito pela Skymark Airlines, do Japão, com dois prestes a serem entregues.

Erro caro: desenvolvimento do avião custou US$ 25 bi

No seu sétimo ano em operação, o avião corre o risco de se tornar um erro caro. Seu desenvolvimento custou US$ 25 bilhões.

Apesar de ele ser popular entre os viajantes, a maioria das companhias aéreas prefere modelos menores de motor duplo, com maior economia de combustível e acesso a mais aeroportos.

A Emirates é a única apoiadora de destaque, tendo pedido 140 unidades, ao passo que outras linhas aéreas recuaram ou estão tendo problemas para preencher os dois andares do jumbo.

"É um avião excelente, mas só funciona com os destinos certos", disse o diretor-executivo da Air France-KLM, Alexandre de Juniac, que pretende cancelar as duas últimas das doze unidades de A380 que pediu, e trocá-las por modelos menores.

Emirates pede mudanças; Airbus avalia se compensa

Aviões de fuselagem larga e quatro motores são uma raridade desde que a Airbus deixou de produzir o A340. A Boeing disse ontem que reduzirá a produção do 747.

A Airbus se reunirá com investidores hoje em Londres para um informe de estratégia, e é provável que enfrente questões sobre o futuro do programa do A380 e sobre como revigorar o programa principal.

O presidente da Emirates, Tim Clark, está pressionando a Airbus para que atualize os motores do A380 a fim de aumentar a economia de combustível, mas a Airbus está resistindo a esta medida porque seu custo não se equipara à demanda pelo avião.

Produção é de menos de 30 aviões por ano

Não alterar a aeronave poderia implicar uma diminuição da reserva de pedidos e acabar provocando o fechamento da produção, que atualmente é de pouco menos de 30 aviões por ano, disseram os analistas.

A demanda medíocre pelo A380 contrasta com um boom de pedidos de outros modelos. O mais vendido pela Airbus continua sendo a linha de jatos de corredor único A320, que se popularizou ainda mais quando a empresa passou a oferecer novos motores. O mesmo conceito aumentou o impulso do jato de fuselagem larga A330.

O A350, um modelo totalmente novo de fuselagem larga, motor duplo e autonomia de voo longa, fabricado com materiais leves, acumulou quase 800 pedidos antes da entrega da primeira unidade nesta semana.

Airbus esperava procura por 1.200; vendeu 318

A Airbus recebeu pedidos para 318 dos jumbos. É uma fração dos 1.200 que a empresa pensou que as companhias aéreas precisassem nessa categoria de tamanho quando começou a promovê-lo, em 2000.

A Emirates é responsável por 40% da carteira de pedidos, ao passo que outras linhas aéreas, como a Virgin Atlantic, a Hong Kong Aviation e a Air Austral, são cada vez menos propensas a adquirir em algum momento um dos seus aviões.

A Emirates tem tido sucesso com a frota de A380 porque a companhia utiliza seu centro de operações em Dubai como ponto medular para conectar rotas importantes de todo o mundo com apenas uma parada.

O A380 também é popular em aeroportos com capacidade restrita, como Heathrow, em Londres, ao passo que muitos aeródromos menores não possuem a infraestrutura necessária para acomodar o avião.

"Não acho que ele dure mais do que alguns anos da próxima década", disse Richard Aboulafia, vice-presidente da Teal Group e há tempos um crítico do A380. "Quanto mais rápido eles abandonarem esse avião, mais rápido vão poder se dedicar aos esforços de marketing para outros produtos".