IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Melhor tenista da Ásia, Nishikori renova patrocínio com Uniqlo

Dave McCombs

08/01/2016 15h44

(Bloomberg) -- O jogador de tênis mais bem classificado da Ásia, Kei Nishikori, renovou seu acordo de patrocínio com a marca de roupas Uniqlo, da Fast Retailing Co.

"Eu fico impressionado com a evolução contínua dele como jogador", disse o presidente do conselho da Fast Retailing, Tadashi Yanai, em um comunicado sobre o contrato, na sexta-feira. O acordo pode superar US$ 10 milhões por ano, segundo uma pessoa informada sobre o assunto.

O japonês de 26 anos fez história no Aberto dos Estados Unidos de 2014 ao tornar-se o primeiro homem asiático a chegar às finais de um torneio Grand Slam. O sucesso catapultou Nishikori para a fama e ajudou-o a conseguir patrocínios de empresas como a Jaguar, a TAG Heuer e a fabricante japonesa de materiais de construção Lixil Group Corp., uma das patrocinadoras dos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio.

Olivier van Lindonk, agente de Nishikori, preferiu não comentar as condições do contrato com a Uniqlo, que no inicialmente nomeou Nishikori como "embaixador global da marca" em 2011. Van Lindonk disse que os Jogos Olímpicos são um bom augúrio para seu cliente, o jogador mais jovem atualmente classificado no top 10.

"As empresas estão procurando a nova geração de campeões", disse Van Lindonk, vice-presidente para o tênis da agência de gestão de talentos IMG . "O fato de Tóquio 2020 estar a apenas quatro anos de distância criou uma dinâmica interessante nas empresas de vestuário que buscam uma estrela asiática".

Estrela em ascensão

Nishikori, que ocupa o oitavo lugar após ter chegado ao quarto posto no ano passado, foi derrotado nesta sexta-feira pelo australiano Bernard Tomic nas quartas de finais do Brisbane International.

Yanai, fundador da Uniqlo e a pessoa mais rica do Japão, expandiu o patrocínio da Uniqlo a atletas para incluir o golfista australiano Adam Scott, vencedor do 2013 Masters, e Novak Djokovic, de 28 anos, tenista que atualmente ocupa o topo do ranking. A empresa apoia também Shingo Kunieda, jogador de tênis em cadeira de rodas número 1 do mundo.

Yanai disse que espera que o crescimento venha de fora do Japão, pois a marca de roupas casuais está abrindo lojas importantes da Uniqlo em cidades como Paris, Nova York e Xangai, que se somam às 414 unidades da China, seu maior mercado no exterior.

"Patrocínios a celebridades ajudam a aumentar a percepção da marca Uniqlo no exterior", disse Thomas Jastrzab, analista de consumo da Bloomberg Intelligence. "Isso se tornará mais importante quando a Fast Retailing intensificar ainda mais a expansão em países onde a Uniqlo é menos conhecida que concorrentes como H&M e Zara".