IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Títulos da dívida argentina caem após euforia com eleição de Macri

Juan Mabromata/AFP
Imagem: Juan Mabromata/AFP

Carolina Millan

26/01/2016 15h43

(Bloomberg) -- A Argentina conseguiu contornar uma crise de títulos do mercado emergente no fim do ano passado com base no otimismo de que o recém-eleito presidente Mauricio Macri acabaria com o isolamento do país.

Mas agora, a queda forte e cada vez mais profunda que está sacudindo os mercados internacionais está mostrando que é grande demais para ser ignorada pelos investidores.

Os títulos do país denominados em dólares perderam 3,9% neste mês, mais de três vezes a média nos mercados emergentes, segundo dados compilados pelo banco JPMorgan.

Os títulos de referência com vencimento em 2033 recuaram 4,1% em relação ao nível mais alto em nove anos registrado em 30 de dezembro e agora estão sendo negociados ao preço mais baixo desde que Macri foi eleito em 22 de novembro.

Embora Macri tenha cumprido as promessas de acabar com os controles cambiais e de começar a negociar com os credores insatisfeitos desde que tomou posse no mês passado, a turbulência nos mercados internacionais provocada pela queda dos preços das commodities deu uma reviravolta no plano de vender notas locais e intensificou a queda em títulos internacionais com os investidores abandonando ativos de risco.

A dívida externa da Argentina está classificada como Caa2 pela Moody's, oito níveis abaixo do grau de investimento. Para a S&P, a nota da dívida é SD, ou seja, calote seletivo.

"Houve uma forte aversão ao risco nos mercados emergentes e, embora a Argentina não tenha seguido outras tendências mundiais, ela não está imune", disse Joaquín Almeyra, trader de renda fixa da Bulltick. "Houve muito sofrimento na América Latina e esta era uma questão de contágio".

(Com colaboração de Rita Nazareth)