IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Ford paga US$ 199.950 antes de impostos por SUV Tesla Model X

Dana Hull e Keith Naughton

21/04/2016 12h01Atualizada em 22/04/2016 12h16

(Bloomberg) -- A Ford Motor pagou US$ 199.950 --US$ 55.000 a mais que o preço de tabela-- para comprar um dos primeiros SUVs produzidos pela Tesla Motors Inc. para poder testar e examinar o SUV elétrico.

A Ford comprou o 64o Model X --uma versão Founders Series branca-- no mês passado. Visto recentemente na área de Detroit com placas da fabricante de Michigan, o carro originalmente pertencia a um negociante de moedas da Califórnia que o comprou por meio da promoção de indicação de clientes da Tesla.

As fabricantes de veículos muitas vezes compram carros produzidos pelas concorrentes para realizar testes de rua e para "desmanchá-los" de forma a revelar componentes e materiais e a forma como são montados. Mas não é usual pagar um preço tão alto --quase US$ 212.000, se somados o imposto de vendas e a licença em Michigan-- por um dos primeiros modelos.

"Uau, espero que esse investimento compense com algumas boas informações", disse Michelle Krebs, analista sênior da empresa de pesquisas Autotrader.com, sobre a diferença paga pela Ford. "Se você for um dos primeiros compradores, você provavelmente pagará muito mais que o preço de tabela. Mas esse valor é significativo".

Krebs suspeita que outras fabricantes importantes, como a General Motors e a Toyota Motor, também estão entre os primeiros compradores do Model X. As empresas automotivas buscam formas de produzir SUVs altamente lucrativos e com maior eficiência de combustível em sua corrida para cumprir uma ordem federal de obter um desempenho médio de 54,5 milhas por galão (cerca de 23 quilômetros por litro) até 2025. A Ford está investindo US$ 4,5 bilhões em veículos elétricos e adicionará 13 carros elétricos e híbridos até 2020.

Futuros SUVs

"Definitivamente vamos ver uma certa eletrificação e redução de peso", disse Krebs. "Suspeito que é nisso que a Ford prestará especial atenção ao desenvolver os utilitários esportivos do futuro".

Krebs disse esperar que o CEO Mark Fields e o presidente-executivo Bill Ford --assim como os principais engenheiros e designers da fabricante-- usem um pouco o Model X.

"Todos deveriam ser expostos a um de seus concorrentes mais quentes", disse Krebs.

Um dos executivos da Ford vistos dirigindo o Model X branco da empresa é David Woodhouse, designer-chefe da linha de luxo Lincoln da fabricante, segundo uma pessoa que o viu. Woodhouse supervisionou a criação do SUV conceito Lincoln Navigator, que estreou no Salão do Automóvel de Nova York no mês passado. Assim como o Model X, o conceito Navigator apresentou portas estilo asas de gaivota, embora a Ford tenha dito que o recurso não estará na versão de produção do SUV. A Ford preferiu não confirmar quem está dirigindo o carro.

Dono original

O proprietário original do Model X que terminou sendo comprado pela Ford era Wayne Skiles, 71, dono e operador da Carousel Coin & Jewelry Exchange em San Bernardino, Califórnia. Skiles possui um sedã Model S e participou do programa de indicação do Tesla Model S. Os clientes que indicaram pelo menos 10 amigos para a compra de um Model S puderam comprar um Model X Founders Series pelo preço básico de US$ 116.700.

"Eu vendi 11 unidades do Model S. Por isso consegui um Founders Model X e o negociei imediatamente para ficar com o lucro", disse Skiles em entrevista por telefone. "O carro nunca veio para a Califórnia. Eu voei a Chicago, recebi a entrega física do Model X e imediatamente o levei dirigindo a uma concessionária de Chicago e o vendi".

A Ford comprou o veículo da Corporate Auto, de Auburn Hills, Michigan, EUA, segundo os documentos.

"É prática comum no setor entre muitas fabricantes de veículos comprar veículos produzidos para testá-los logo que são lançados", disse a Ford em um comunicado. "Às vezes as fabricantes de veículos pagam um preço maior que o de tabela para adquiri-los o mais rapidamente possível".