IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Que tal um fone que elimina ruídos prejudiciais à produtividade?

Seth Porges

09/08/2016 12h08

(Bloomberg) -- Para a maioria das pessoas, um barulho forte de um escritório sem divisórias ou de um avião não passa de um leve incômodo ou distração. Mas esses sons podem ter um impacto real sobre a nossa capacidade de fazer o nosso trabalho. Eles podem agir como uma linha direta para o sistema nervoso e são capazes de nos tirar à força de um estado psicológico favorável à saúde, à felicidade e à produtividade.

Os seres humanos têm uma reação mentalmente programada a distintas frequências sonoras que vem desde os tempos pré-históricos (e pré-humanos). Naquela época, se você ouvisse um som de frequência especialmente baixa -- talvez um grunhido vindo de um arbusto -- havia boas chances de você estar frente a um perigo. Da mesma forma, se você ouvisse um ganido ou um uivo agudo, você provavelmente estaria perto de um animal ferido -- e do que quer que fosse que tivesse provocado a ferida. Especialistas afirmam que esses ruídos podem fazer com que o nosso sistema nervoso pense que estamos em perigo, ativando uma espécie de "modo de sobrevivência" no qual é extremamente difícil se concentrar em planilhas e em apresentações de PowerPoint. Para algumas pessoas, esse limite é tão baixo que até barulhos comuns, como os emitidos por aparelhos de ar condicionado e elevadores do escritório, podem provocar esse efeito.

Uma forma de combater esse problema? Ligar aparelhos que anulam barulhos.

Os fones de ouvido com cancelamento de ruído externo existem há anos, mas eles são uma parte da tecnologia que poucas pessoas entendem. A maravilhosa complexidade por trás do funcionamento desses aparelhos consiste no fato de que esses fones silenciam o mundo fazendo barulho.

A maioria dos modelos usa microfones direcionados para o exterior, que varrem o ambiente em busca de ruídos. Os fones então produzem um comprimento de onda sonora que é exatamente o oposto ao captado pelos microfones, fazendo com que um som anule o outro e gerando a ilusão de silêncio.

A Doppler Labs, uma startup com sede em São Francisco, adotou uma abordagem diferente para o cancelamento de ruído com um novo produto chamado Here Active Listening. Esses fones sem fio agem como uma espécie de porteiro dos sons do ambiente, usando microfones internos e um computador integrado para filtrar o volume de frequências específicas antes de permitir que eles passem para seus tímpanos.

Venho testando esse produto há algumas semanas e tenho o prazer de informar que eles funcionam como prometem. Trabalhando em bares lotados e em escritórios compartilhados percebi que reduzindo o volume eu conseguia minimizar as conversas e os ruídos de fundo que distraem. Quando um amigo queria conversar comigo, eu podia aumentar o volume das frequências médias, o que me permitia escutar claramente sem ter que tirar o fone. Não é difícil imaginar que esse aparelho será particularmente útil para pessoas com problemas de processamento auditivo para identificar o som da voz humana em um ambiente muito cheio ou barulhento.