Bolsas

Câmbio

Chef francesa premiada se prepara para dominar Londres

Richard Vines

(Bloomberg) -- Uma das maiores chefs do mundo abrirá seu primeiro restaurante em Londres no mês que vem e levará a culinária francesa moderna ao distrito financeiro da cidade.

O La Dame de Pic, no Four Seasons Hotel London, na Ten Trinity Square, vai abrir em 26 de janeiro e apresentará a culinária de Anne-Sophie Pic. Ela é a única mulher com três estrelas Michelin em um restaurante na França: o Anne-Sophie Pic, em Valence. E possui mais duas estrelas com o Anne-Sophie Pic de Lausanne, Suíça, e uma sexta com o La Dame de Pic de Paris.

"Londres é uma cidade muito competitiva em termos de restaurantes, então não me pressionem tanto", disse Pic, rindo, em entrevista em Londres. Entre as honrarias que ela recebeu está o prêmio Veuve Clicquot World à melhor chef mulher. "Eu quero muito fazer sucesso em Londres porque quero que as pessoas experimentem minha culinária e, obviamente, que gostem."

Pic disse que vinha viajando ao Reino Unido havia meses para conhecer a cena gastronômica do país e encontrar ingredientes locais, portanto não se limitará a repetir suas criações culinárias da França. "Esta é uma oportunidade de ampliar minha cultura culinária", disse ela. "Estamos prontos."

O novo hotel, perto do Rio Tâmisa e da Torre de Londres, fica na antiga sede da Autoridade Portuária de Londres, onde foi realizada uma recepção para a reunião inaugural da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1946.

O La Dame de Pic é inspirado em brasseries parisienses históricas, mas com um salão de jantar classicamente inglês, com designs de Bruno Moinard, do estúdio de arquitetura 4BI, com sede em Paris. O chef principal será um italiano, Luca Piscazzi, que anteriormente trabalhava no Amber, em Hong Kong.

Pic tem uma história interessante. O avô e o pai dela possuíam três estrelas Michelin com o Valence, mas ela inicialmente resolveu não ser chef. Ela preferia trabalhar no atendimento ao público, embora tivesse aprendido a cozinhar com o pai. Quando o restaurante perdeu sua terceira estrela após a morte do pai, ela foi para a cozinha e reconquistou essa estrela.

Pic se junta em Londres a outra famosa chef francesa, Hélène Darroze, que possui duas estrelas Michelin com seu restaurante no Hotel Connaught. Será que Pic acha que as mulheres enfrentam desafios particulares na cozinha e que sua culinária refinada é feminina?

"Não tenho certeza se é uma questão de gênero", disse ela. "A história da gastronomia francesa começou com as mulheres. Quando a culinária se tornou muito técnica e não tão intuitiva o mundo da cozinha pouco a pouco foi se fechando para as mulheres e agora está se abrindo novamente, o que é bom. As mulheres que trabalham em um setor no qual não são maioria precisam provar mais do que os homens.

"Foi o meu caso. Quando eu comecei, pensei que não seria capaz de conseguir aquela terceira estrela porque achava que se os chefs homens não quisessem que eu a conseguisse, eu não a ganharia. E eu estava errada."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos